Um dos maiores traficantes do mundo se alia ao PCC e ameaça guerra na fronteira da Bolívia com o Brasil

O narcotraficante uruguaio Sebastián Enrique Marset Cabrera, de 34 anos, considerado um dos chefes do tráfico mais poderosos da América do Sul, apareceu em um vídeo divulgado no fim de outubro fazendo ameaças de guerra e ostentando aliança com o Primeiro Comando da Capital (PCC), principal facção criminosa do Brasil. A gravação, obtida pela coluna da jornalista Mirelle Pinheiro, do portal Metrópoles, mostra Marset fortemente armado, cercado por seguranças e exibindo símbolos ligados à facção paulista.

Quem é Sebastián Marset

Conhecido como “El Jugador” (O Jogador), Marset é apontado por investigações internacionais como o principal articulador das rotas de cocaína da Bolívia e do Paraguai para a Europa. Ele é procurado pela Interpol e pela DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos.

As autoridades atribuem a ele o envio de mais de 16 toneladas de cocaína pura para o exterior, além do comando de uma rede internacional de lavagem de dinheiro com empresas de fachada em diversos países.

Durante operações realizadas nos últimos anos, foram apreendidos bens avaliados em milhões de dólares, entre eles 13 aviões80 caminhões de transporte internacionalsete embarcaçõesmais de cinco mil cabeças de gado10 toneladas de cocaína de alta pureza e aproximadamente 1 milhão de dólares em joias.

Marset também é acusado de corrupção de autoridadesfinanciamento de homicídios e uso de identidades falsas. Em determinado período, chegou a atuar como jogador de futebol na Bolívia, utilizando documentos brasileiros falsificados.