Médico acreano conhecido como “Mazinho” representará Cruzeiro do Sul em congresso internacional sobre autismo

O médico acreano Aldemar Filho, popularmente conhecido como Mazinho, foi confirmado como palestrante no Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras (ASF) 2026, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, em Goiânia (GO). O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais, além de profissionais da saúde, educadores, gestores, operadores do Direito e familiares de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Natural de Cruzeiro do Sul, Aldemar Filho é especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e possui pós-graduação em transtornos do espectro autista e comorbidades. Sua atuação tem se destacado especialmente pelo atendimento a pacientes em regiões remotas da Amazônia, incluindo áreas ribeirinhas e comunidades indígenas, levando assistência médica onde o acesso é limitado.

O médico também participa de projetos itinerantes de saúde coletiva, que percorrem localidades de difícil acesso oferecendo avaliação e acompanhamento a pessoas com TEA. Além disso:

  • fundou o Centro de Estimulação Neuropsicomotora (Centrin), voltado ao atendimento público terceirizado;
  • e atua como diretor de expansão do Muotri Lab, laboratório baseado em San Diego, nos Estados Unidos, referência internacional em pesquisas sobre autismo.

O ASF chega à sua segunda edição e é reconhecido como um dos principais espaços internacionais de troca de conhecimentos e atualização profissional na área do autismo. A participação de Mazinho representa não apenas um reconhecimento à sua trajetória, mas também destaca o papel de Cruzeiro do Sul na promoção de iniciativas de acesso à saúde especializada na Amazônia.