COLUNA DO ALEX WILLIAM – Secretário ‘ameaçado’? Rusie e Edvaldo os mais aprovados e Bentes com destaque sem “holofotes”

O que o cidadão de Mâncio Lima realmente pensa sobre a gestão municipal? A resposta, ou pelo menos um bom termômetro dela, está nas enquetes do “Mâncio Lima em Foco”, o pioneiro e maior veículo de comunicação da região. E você sabe o básico do jogo? Leia até o final e descubra…

A Rejeição em Foco: Uma Questão de Leitura Rápida?

Quando a pergunta é sobre “qual secretário faz o pior trabalho?”, a análise se torna mais delicada. A enxurrada de votos nos stories do Instagram (Mais de 2 mil), por sua velocidade, muitas vezes captura a atenção de quem não lê o contexto, levando a votos precipitados. É por isso que a enquete do feed, onde o internauta tem tempo de pensar e até corrigir o voto, tende a ser um reflexo mais fiel da realidade.

Na enquete do feed, dois nomes lideram a rejeição de forma sutil: Rusie Lima, da Saúde, e Luiz Bentes, da Articulação. Não é uma vantagem esmagadora, em torno de 30% dos votos, mas acende o alerta.

Curiosamente, a Saúde, por sua visibilidade e relevância, se torna a pasta mais suscetível a críticas, mesmo que muitas delas sejam injustas. A rejeição de Luiz Bentes, por outro lado, pode estar ligada à “malemolência” da sua pasta, que lida com o jogo político por trás das ações administrativas, logo ele agrada muitos, porém o oposto também acontece.

Os Aprovados: Trabalho Silencioso e o Poder do Povo

Mas a mesma Rusie Lima, que enfrenta a rejeição, se consagra como a grande campeã na enquete de aprovação, com uma porcentagem esmagadora dos votos, mais de 52% do público que totaliza 3 mil participantes. Mesmo com todos os desafios que ela tem que lidar, ao chefiar à pasta da Saúde, os números a colocam no topo da lista dos mais bem avaliados.

Ao lado dela, dois nomes se destacam: Edvaldo, da Produção e Abastecimento, e novamente Luiz Bentes, da Articulação. O resultado é notável, pois ambos comandam pastas com quadros de servidores menores e menos visibilidade que a Educação, por exemplo. Isso demonstra que o trabalho, mesmo que nos bastidores, é reconhecido e valorizado pela população.

Em contrapartida, o desempenho de Júnior Pinho, da Educação, deixa a desejar. À frente da pasta com o maior número de servidores da prefeitura, ele não conseguiu o mesmo destaque positivo que seus colegas com equipes muito menores. Todavia, Pinho alcançou 30% de aprovação e 30% de rejeição.

Apenas uma peça na engrenagem

Como sabemos, se falta popularidade, sobra eficiência para Júnior, ele tem colocado Mâncio Lima em boas posições no IDEB. Porém, não é isso que o assegura no cargo, vale lembrar que ele era secretário na gestão do ex-prefeito Isaac Lima. Quem conhece o jogo, sabe que a manutenção se deve a eleição de Joel Puyanawa e Amozildo, correligionários do secretário que é presidente do Republicanos no município, ocupando um cargo estratégico nas relações entre o executivo municipal e legislativo federal/estadual.

Tabuleiro de 2026

É meus leitores, Roberto Duarte e Clodoaldo ditando às regras, quem diria, logo os dois que estão paquerando Alan Rick, que é a maior ameaça para a sucessão do grupo de Cameli. Dito isso, não seria surpresa alguns ajustes a mando do governador e da sua vice.

Tem um certo vereador de Mâncio Lima, que já estaria de olho no cargo, não só ele, como o seu partido que ocupa a Secretaria de Esporte do Estado.

O Recado para o Vice-Prefeito: “Ele Está Sumido?”

As enquetes também trouxeram um recado direto para o vice-prefeito Andinho. Em uma pesquisa sobre sua visibilidade, 75% dos participantes concordam que ele deveria trabalhar mais sua assessoria e aparecer em mais ações. A mensagem é clara: o público quer vê-lo em evidência.

Festival do Coco:

No mesmo molde dos levantamentos de aprovação e rejeição, nossa equipe realizou uma avaliação a respeito do Festival do Coco. Segundo o público, a festa foi ótima e organizada, o resultado caminha lado a lado em relação a uma pesquisa do Instituto Data Control, que coloca o prefeito Zé Luiz com 78% de aprovação. Veja os números: