Frio mais forte dos últimos anos chega ao Acre nesta segunda-feira, avisa Friale

Uma intensa, abrangente e duradoura onda de frio polar – a mais forte dos últimos anos – chega ao Acre nesta segunda-feira (30), último dia de junho de 2025, derrubando brusca e acentuadamente a temperatura em todos os municípios do estado. É a décima primeira onda polar do ano, trazendo a quinta friagem.

Em Rio Branco e em todo o vale do rio Acre, os ventos da direção sudeste dessa enorme onda de frio polar começarão a soprar logo nas primeiras horas de segunda-feira, com rajadas que podem passar de 40km/h.

No início das manhãs dos dias seguintes, as temperaturas mínimas reais estarão oscilando entre 10 e 13ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e cidades próximas, e, entre 14 e 17ºC, em Cruzeiro do Sul e em todo o vale do Juruá. As noites mais frias deverão ocorrer entre quarta-feira e sexta-feira próximas.

A sensação térmica, entretanto, devido aos fortes ventos que estarão soprando, deve ficar abaixo de 8ºC, para quem estiver exposto a tais ventos, no momento em que a temperatura real ficar entre 10 e 13ºC.

Esse frio intenso também atingirá boa parte do Amazonas, principalmente em Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé e municípios próximos, chegando até Tabatinga, já com fraxca intensidade.

Em Rondônia, a temperatura também cai bastante, com mínimas entre 15 e 18ºC, em Porto Velho, e, entre 11 e 14ºC, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena

Durante o dia, o Sol aparecerá, porém, os ventos estarão frios e as noites, “geladas”, pelo menos até sábado, dia 5 de julho, podendo ficar até segunda-feira, dia 7.