Um boletim epidemiológico divulgado pela Rede Coronaômica, ligada ao Ministério da Ciência, divulgado nesta sexta-feira (21), estudou amostras positivas do Acre para coronavírus e apontou que 100% dos que foram confirmados em janeiro são da variante Ômicron.
Foram no total 25 amostras coletadas entre o dia 1º de novembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Em janeiro foram analisados sete casos positivos de Covid-19, sendo que um deles deu que se tratava da Ômicron. Em dezembro, do total de 16 casos analisados, dois deram positivo para a variante. Já no mês de janeiro, os dois casos analisados de Covid indicaram que era a Ômicron.
Apesar de ser um boletim oficial, tanto as secretarias Estadual de Saúde (Sesacre), como a Municipal (Semsa), ainda não confirmaram a circulação da variante Ômicron no estado. Porém, segundo a edição local do jornal G1, a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, já considera um cenário com a variante.
CORONAVÍRUS NO ACRE
Nos primeiros 20 dias de janeiro, o Acre confirmou um total de 3.395 casos de Covid-19. Número bem maior do que todos as infecções confirmadas nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021, que juntos somaram 2.626 casos.
Mesmo com um número bem maior de casos, o período da 3ª onda traz uma redução bem expressiva no número de mortes. São apenas 3 óbitos registrados até agora em 2022 contra 182 mortes no último semestre de 2021, mesmo registrando 77,3% do total de casos do novo pico.