
Na tarde desta quarta-feira, 12, foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a lista dos aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para chegar a tão sonhada aprovação, cada aluno daquela lista teve que passar pelo Curso de Direito – que dura cinco anos -, além de passar muitas noites acordado, se preparando para as duas fases do Exame da Ordem.
Na lista dos aprovados está o manciolimense Josemir Melo Rodrigues, filho do casal de agricultores Domingos Medeiros Rodrigues e Elena de Araújo Melo. Josemir é um dos 12 filhos do “Sr. Dimir” – como é conhecido na cidade de Mâncio Lima. Apesar de terem estudado apenas até a 3ª série do ensino fundamental, o casal de agricultor sempre motivou todos os filhos a estudarem e conseguirem por meio dos estudos uma vida melhor. Como resultado do esforço do casal, a maioria dos filhos já têm nível superior e são servidores públicos.
Josemir narra que aos 15 anos de idade se dedicou por dois anos a cultivar um grande plantio de roça, almejando comprar suas passagens aéreas para a cidade de Rio Branco, indo em busca da realização de um sonho. Aos dezessete anos, já na capital, o jovem trabalhou em algumas lojas como vendedor e locutor de porta de loja. Aos dezenove anos, ele foi convidado a trabalhar em uma rádio. Desde então, trabalhou nas principais rádio do Acre.
Com trinta anos de idade, Josemir Melo – como era conhecido nas rádios – decidiu estudar. Com essa idade ele teve que concluir o ensino médio pelo Telecurso 2000, modalidade de estudo para jovens e adultos. Após a conclusão do ensino médio, Josemir realizou diversos concursos públicos, Enem e vestibulares, vindo a ser aprovado em alguns cursos superiores e concursos.
O sonho em cursar Direito surgiu aos 35 anos. Por conta da idade, algumas pessoas o criticaram, o intitulando de “estudante tardio”. Entretanto, as críticas e dificuldades nunca o abalaram. Hoje, Josemir Melo já passou por quatro cursos superiores, com a conclusão em Processos Escolares no IFAC e Direito na U:Verse, além da aprovação em mais de dez concursos públicos.
Para quem pensa que o estudante parou, está enganado. Ao site Mâncio Lima em Foco, Josemir disse que agora se dedicará a estudar para concursos de delegado – uma das áreas mais concorridas do Brasil. Além disso, o manciolimense, que também é jornalista e Policial Civil pretende nos próximos meses fazer mentoria para candidatos que estudam para carreiras policiais.
“Deixo aqui uma mensagem para aqueles que buscam vencer na vida por meio dos estudos. Primeiro, tenha fé em Deus e coloque seus planos nas mãos Dele. Depois mire em uma meta e não pare até atingi-la. Não espere facilidade e brevidade na realização do sonho, pois todas as grandes realizações carecem de tempo, e ninguém chega na terra prometida, sem antes passar pelo deserto.