
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma ameaça de possível ação militar contra a Colômbia, no último domingo (04).
A declaração aconteceu um dia depois de forças americanas terem entrado na Venezuela para capturar o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
“A Colômbia também está muito doente, governada por um homem doente, que gosta de produzir cocaína e vendê-la para os Estados Unidos”, afirmou Trump a bordo do avião presidencial em direção à capital Washington, fazendo referência ao presidente colombiano, Gustavo Petro.
“Ele não vai continuar fazendo isso por muito tempo”, acrescentou. Além da ameaça militar, a Colômbia vai realizar eleições presidenciais em maio deste ano; pela Constituição do país, Petro não pode concorrer à reeleição para um segundo mandato seguido.
Questionado por jornalistas se os Estados Unidos realizariam alguma operação militar na Colômbia, Trump respondeu que seria uma “oboa ideia”
“Operação Colômbia’ me parece uma boa ideia”, afirmou.
Trump também mencionou possíveis ações dos EUA no México , mas sem criticar a presidente Claudia Sheinbaum , falando sobre o tráfico de drogas no país, e disse que Cuba “parece estar prestes a ruir” sozinha.






