
O Acre foi um dos estados selecionados no Edital Arranjos Regionais do Audiovisual, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A iniciativa, uma das maiores ações recentes de fomento ao setor no país, tem como objetivo descentralizar recursos e fortalecer a produção regional.
O edital, que prioriza Norte, Nordeste e Centro‑Oeste, destinará recursos à produção, formação, difusão, cineclubismo, animação, séries, longas‑metragens e ações afirmativas. Com a aprovação da proposta apresentada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o Acre poderá criar editais próprios e estimular toda a cadeia audiovisual local.
Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a seleção representa um marco para a cultura acreana. “O audiovisual é uma ferramenta poderosa para contar quem somos. Esse edital dá ao Acre a chance de fortalecer sua identidade, formar novos talentos e colocar nossas histórias no centro das narrativas brasileiras. É uma oportunidade histórica para o estado e para a Amazônia”.
A aprovação coloca o Acre na vanguarda das políticas culturais estruturantes, ampliando representatividade, oportunidades e visibilidade para artistas, produtores e criadores do estado.






