Prefeito Zé Luiz acompanham mutirão de laqueaduras e cirurgias gerais

Oferecendo mais dignidade e acesso à saúde para as pessoas do interior acreano, o governador Gladson Camelí ao lado do Prefeito Zé Luiz, secretários e parlamentares, visitaram nesta quarta-feira, 23, o Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima, para acompanhar de perto os atendimentos do mutirão de laqueaduras e cirurgias gerais promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

A ação, que volta após um hiato de 25 anos, ocorre entre os dias 19 e 25 de julho, contempla 37 procedimentos de laqueadura e 48 cirurgias de colecistectomia, totalizando 85 intervenções cirúrgicas.

A ação é importante por dar vazão à demanda. Os pacientes estão sendo beneficiados com intervenções de baixa e média complexidade, como cirurgias de hérnias, vesículas e ginecológicas. Procedimentos que estão sendo realizados de forma segura e com mais agilidade para atender a quem mais precisa.

“Como sempre enfatizo, saúde é fundamental, e o acesso não pode ser protelado. Toda a equipe de governo, liderada pelo secretário Pedro Pascoal e seus colaboradores na área da saúde, estão empenhados em agilizar esse processo. A Saúde está se aproximando dos pacientes, em todos os municípios do interior, com o propósito de diminuir as desigualdades e aproximar o Estado da população”, afirmou Gladson Camelí.

O mutirão é financiado com recursos do Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria GM/MS nº 2.336, de 12 de dezembro de 2023, que estabelece verbas destinadas ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF). Com investimento de R$101.900,00, a ação visa ampliar o acesso a procedimentos que, muitas vezes, enfrentam longas esperas no sistema público.

O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz Gomes, se disse muito de o esforço de sua gestão junto ao Governo do Acre ter trazido de volta um serviço tão importante e emergencial para o município. “Essa união de esforços tanto do Estado quanto do Município é fundamental. Me sinto honrado e grato pelo governador Gladson Camelí ter um olhar humano para com o município de Mâncio Lima. A volta do funcionamento do centro cirúrgico era um sonho da nossa população, as pessoas tinham que esperar anos em uma fila interminável e outras para não morrerem tinham que se deslocar para outros estados”.  declarou.

O Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho de Mâncio Lima é referência na regional do Juruá, que corresponde também aos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.

Uma das principais vantagens é que a unidade de saúde tem capacidade para atender à demanda de cirurgias eletivas no próprio município. Desta forma, não há a necessidade do translado dos pacientes até a capital, Rio Branco.

Assessoria de Comunicação Social