
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em uma parceria inédita com a Prefeitura de Mâncio Lima, realizou no último sábado, 19, um mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Dr. Abel Pinheiro. A iniciativa beneficiou pacientes que aguardavam há meses por procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, como hernioplastias (umbilical, inguinal e epigástrica), hidrocele, colecistectomia (retirada da vesícula) e postectomia.

O prefeito Zé Luiz, destacou a importância do investimento do governo do Estado na saúde do município e o impacto direto na vida da população: “Essas cirurgias representam sonhos que se realizam, vidas que voltam ao normal. E isso só é possível graças ao compromisso do governo com a nossa gente. Os investimentos na saúde têm feito uma diferença enorme para Mâncio Lima, e nós só temos a agradecer.”
As cirurgias demonstram um avanço importante no enfrentamento das filas de espera pelos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade e reitera o compromisso da gestão estadual com a saúde humanizada e resolutiva.
Uma das pacientes beneficiadas foi a costureira Maria Ribeiro, que foi submetida à retirada de um cisto nas costas. Para ela, a cirurgia é muito mais que o fim de uma dor, é a retomada da autonomia:
“Eu sentia muitas dores que atrapalhavam muito meu trabalho, mas não tinha como pagar uma cirurgia particular. Com esse mutirão promovido pelo governo, agora posso voltar a costurar sem dor. Estou muito agradecida.”

A realização do mutirão no Hospital Abel Pinheiro é resultado de um esforço conjunto entre equipes médicas, enfermeiros, a gestão municipal e técnicos, mobilizados com foco em promover saúde com dignidade. O hospital foi estruturado para garantir a segurança e o acolhimento dos pacientes durante todo o processo, desde a triagem até o pós-operatório.

“Esse mutirão é resultado de muito planejamento e dedicação de toda a equipe. Estamos felizes em poder acolher e atender nossos pacientes com qualidade. A descentralização das cirurgias tem sido essencial para dar mais dignidade e conforto à população de Mâncio Lima e região”, pontuou o diretor da unidade, Hélio Bentes.

Assessoria de Comunicação Social