Jovem vai parar no médico após mosca entrar no olho: ‘Desesperada’

A influenciadora digital Larissa Santos passou por um momento inusitado e preocupante no fim de março, quando uma mosca-de-banheiro entrou em seu olho enquanto ela gravava um vídeo para as redes sociais. O episódio resultou em um inchaço intenso e vermelhidão no globo ocular, levando Larissa a procurar atendimento médico com urgência. O caso ganhou grande repercussão, com mais de 11 milhões de visualizações no TikTok.

Segundo a criadora de conteúdo, o incidente aconteceu dentro do banheiro, no momento em que ela fazia um stories. “Na hora, já senti ardendo”, contou. A dor e o incômodo foram imediatos, e ela chegou a comparar a sensação com ter areia dentro do olho. Nas imagens que compartilhou, é possível ver o olho bastante inchado e avermelhado.

Após fazer uma compressa de gelo e ser acompanhada pelo noivo até uma unidade de saúde, Larissa foi diagnosticada com quemose ocular, uma inflamação na membrana que recobre a parte branca dos olhos. O médico receitou pomada antibiótica e colírio, e, já no dia seguinte, a influenciadora relatou melhora significativa.

“Fiquei desesperada, pois como eu não conseguia abrir o olho direito, já fiquei pensando no pior”, disse ela em vídeo.

O que é a quemose ocular?

Segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini, da Rede D’Or São Luiz, a quemose é caracterizada por um inchaço da conjuntiva, que pode ocorrer devido a alergias, infecções, traumas ou contato com corpos estranhos — como o inseto, no caso de Larissa.

“Insetos carregam microrganismos e partículas contaminantes. Quando entram em contato com a conjuntiva, podem causar uma resposta inflamatória aguda, que resulta nesse inchaço visível e incômodo”, explicou o médico ao Terra.

Entre os principais sintomas da quemose estão:

  • Inchaço visível da parte branca do olho

  • Sensação de areia ou corpo estranho

  • Ardência e coceira

  • Lacrimejamento e vermelhidão

Apesar de visualmente alarmante, o quadro costuma ser transitório e benigno, desde que tratado corretamente. No entanto, negligenciar os sintomas pode resultar em complicações como infecções secundárias ou lesões por fricção.

Alerta nas redes sociais

A influenciadora decidiu publicar os vídeos do ocorrido para alertar seus seguidores sobre os perigos aparentemente inofensivos que podem afetar a saúde ocular. “Todos esses vídeos são para alertar vocês. Eu não sabia que uma mosquinha poderia fazer isso comigo. Se eu alcancei pessoas, isso me basta”, escreveu na legenda.