Pedro Longo questiona modelo da Resex Chico Mendes e defende revisão do plano de manejo

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o vice-presidente do parlamento, deputado Pedro Longo (PDT), destacou medidas que vêm sendo tomadas em apoio ao setor produtivo rural, como a criação de comissões e a aprovação de leis que tratam de compensação ambiental, regularização fundiária e desburocratização do licenciamento ambiental.

Segundo o parlamentar, novas medidas estão sendo estudadas com base no próprio Código Florestal. Longo também defendeu uma revisão urgente do plano de manejo da Reserva Extrativista Chico Mendes, que, segundo ele, representa um entrave ao desenvolvimento local.

“A própria natureza da Reserva Chico Mendes é discutível. Ela foi criada às pressas, sem estudo prévio. Hoje o extrativismo não é mais suficiente para garantir o sustento das famílias”, afirmou.

O pedetista anunciou novamente a realização de uma palestra no dia 25 de julho, no plenário da Aleac, com o ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, reconhecido por sua atuação como relator do novo Código Florestal. O objetivo é buscar soluções legais e viáveis para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Precisamos unir os senadores da região Norte e colocar os interesses do Acre na mesa”, concluiu.