Prefeita ganha 800 mil seguidores após dançar de bíquini e quebra o silêncio

Um vídeo da prefeita de Marituba (PA), Patrícia Alencar (MDB), dançando forró de biquíni em um momento de lazer acabou se espalhando pelas redes sociais e gerou reações distintas entre moradores e eleitores da cidade ao longo da semana. A gravação, publicada inicialmente em seu perfil privadono Instagram, ganhou ampla repercussão após ser replicada em grupos de aplicativos de mensagem, a gestora ganhou mais de 800 mil seguidores.

Apesar da natureza íntima do conteúdo, as imagens rapidamente circularam entre internautas da região, provocando debates sobre postura, privacidade e machismo no cenário político local.

RESPOSTA À EXPOSIÇÃO

Na quinta-feira (6), a prefeita utilizou seu perfil institucional para rebater as críticas. Sem citar nomes, ela sugeriu que a exposição foi resultado da quebra de confiança de alguém próximo: segundo a gestora, o vídeo estava disponível apenas para seus 186 seguidores. Um deles teria gravado a tela e repassado o conteúdo.

Em resposta aos ataques, Patrícia Alencar afirmou: “Quem tem luz própria, podem tentar derrubar, mas Deus não deixa cair”.

ENGAJAMENTO E REFLEXÃO

Mesmo com a repercussão negativa inicial, a prefeita relatou que o episódio acabou aumentando sua visibilidade. Conforme publicou, ganhou 60 mil novos seguidores nas redes e passou a receber convites para entrevistas em rádios e emissoras de TV.

Ela também aproveitou a situação para abordar questões estruturais enfrentadas por mulheres na política: “Vamos debater esse assunto presente nos nossos dias atuais que é o machismo, o preconceito e a violência de gênero”, declarou. E completou: “A mulher não pode ser medida pela roupa que veste”.

TRAJETÓRIA DE PATRÍCIA ALENCAR

Nascida em Bodocó, no sertão de Pernambuco, Patrícia Alencar deixou a carreira na Medicina para se dedicar ao empreendedorismo e, mais tarde, à política. É mãe de três filhos e encontrou nas redes sociais um canal direto com os eleitores.

A liderança em Marituba foi consolidada nas urnas: em 2020, ela se elegeu com mais de 70% dos votos válidos, e em 2024, ampliou a vantagem, conquistando 71,50% dos votos, contra 18,11% do segundo colocado.

Durante a última campanha, já havia ganhado destaque nas plataformas digitais, especialmente no TikTok. Um de seus vídeos chegou a ultrapassar 4,1 milhões de visualizações.