Partidos pretendem lançar candidatos de Mâncio Lima para deputado estadual

Nos próximos meses os presidentes dos partidos que almejam as vagas de deputado da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) irão percorrer os vinte e dois municípios acreanos escalando o time para a acirrada disputa das 24 cadeiras do parlamento estadual.

No segundo maior colégio eleitoral do Vale do Juruá, Mâncio Lima, a disputa deverá ser ainda mais acirrada. Os mais de 13 mil votos devem ser disputados por candidatos da região do Juruá e de outras localidades, com um diferencial no próximo ano, a prata da casa.

É que vem crescendo o número de políticos manciolimenses de olho no eleitorado local. Dos partidos com maior representatividade no município, certamente, os presidentes estaduais irão escalar aqueles que tem chances de levar uma cadeira, bem como aqueles que irão ajudar a preencher as lacunas dos partidos.

A começar pelo Partido Progressista, embora ela não goste de externar, mas a presidente municipal Wilsilene Siqueira é um nome a ser avaliado pela sigla. Ela tem em seu currículo duas disputas pela prefeitura, tendo uma expressiva votação, além do fato de ser a mulher de confiança da vice-governadora Mailsa Assis, que deverá disputar o governo em 2026.

Com a presidência na mão, podendo indicar um candidato para disputar a prefeitura, Wilsilene recuou para receber o grupo do ex-prefeito Isaac Lima e o empresário Zé Luiz, que entrou para a história como o primeiro sucessor de um grupo político do município.

Mesmo com duas derrotas consecutivas, o empresário Chicão da distribuidora ainda mantém uma memória eleitoral ativa com boa parte do eleitorado manciolimense. Chicão deve estar entre os cinco nomes mais bem avaliados para uma cadeira dentro do MDB. Se ele conseguir reunir o mesmo grupo que o apoiou na eleição para prefeito em Mâncio Lima e contar com as amizades construídas ao longo da vida em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, terá chances reais de chegar na Aleac.

Há alguns meses sumido da política, o empresário e cafeicultor Jonas Lima, que já foi deputado estadual por três vezes é um nome forte, não apenas em Mâncio Lima, como também em todo o estado. Na genealogia política local, Jonas gerou Isaac, Isaac gerou Zé Luiz, o que prova a força do Barão do Café, que também é presidente da Coopercafé, uma cooperativa que poderá formar novos milionários na região e que tem os ingredientes essenciais para levantar qualquer político.

A dinamicidade da política foi quem trouxe o empresário Andisson Silva para ocupar o segundo cargo mais importante do Poder Executivo. A política dar, mas também cobra. Andinho se continuar no União Brasil poderá ser escalado pela sigla para disputar uma vaga na Aleac, já que ele é o nome de maior densidade nas cinco cidades do Juruá. O União Brasil, embora tenha uma forte representatividade em Brasília, pouco cresceu na região do Juruá, o segundo maior colégio eleitoral do Acre.

Discreta, mas inteligente e de personalidade forte, a empresária Fabiula Rodrigues vem sendo sondada pela Executiva estadual do Partido Republicanos para disputar uma vaga na Aleac. Todas as vezes que o deputado federal Roberto Duarte vem em Mâncio Lima ele estende o convite à empresária. O próprio deputado estadual Clodoaldo Rodrigues defende a candidatura de Fabiula para o cargo de deputada. A empresária é esposa do secretário municipal de educação Júnior Pinho, que elegeu dois vereadores na eleição passada e se apresenta como um dos melhores secretários do prefeito Zé Luiz.