A CASA VAI CAIR: vereadora viaja e recebe quase R$ 8 mil em diárias em viagem bancada pelo povo

O detalhe que chama atenção é que o período bancado pelos contribuintes inclui sábado e domingo, dias em que, normalmente, não há compromissos institucionais. Isso levanta questionamentos sobre a real necessidade da viagem e a justificativa para o pagamento dos valores.

A vereadora Lucilene da Droga Vale (PP) foi autorizada a viajar para Osasco (SP) com despesas pagas pelos cofres públicos. Segundo a Portaria nº 041/2024, assinada pelo presidente da Câmara, Joabe Lira (União Brasil), a parlamentar receberá R$ 7.981,50 referentes a oito diárias e meia, cobrindo até mesmo o final de semana.

O pagamento das diárias começa a contar nesta sexta-feira (28), e a viagem foi oficializada por meio do Diário Oficial do último dia 24. No entanto, o documento não especifica qual curso ou agenda oficial a vereadora cumprirá na cidade paulista.

 

A prática de viagens custeadas pelo erário tem sido recorrente na Câmara Municipal de Rio Branco, com parlamentares se revezando em deslocamentos para fora do estado.

A decisão de liberar os recursos foi assinada pelo presidente da Casa, Joabe Lira, que é aliado do prefeito Sebastião Bocalom (PL). Curiosamente, o chefe do Executivo tem um discurso de “moralizar a gestão pública e cortar gastos supérfluos”, mas essa prática levanta dúvidas sobre a real aplicação desse princípio na administração municipal.