Senado Federal em 2026: possíveis candidatos disputam popularidade nas redes

As eleições de 2024 mal começaram, mas já tem político acreano de olho nas eleições de 2026. O campo de batalha, meus amigos, são as redes sociais, onde todos competem por seguidores e cada vez mais likes. Os possíveis candidatos ao Senado Federal já estão na arena digital, e a redação do Diário do Acre criou um pequeno ranking para mostrar quem são os mais seguidos no Instagram.

1 – Gladson Cameli 

Em primeiro lugar está o governador Gladson Cameli (Progressistas). Com 148 mil seguidores, Cameli não apenas lidera no Instagram, mas também na preferência do eleitorado para uma possível volta ao Senado.

2 – Jorge Viana 

Logo em segundo lugar em seguidores do Instagram temos o ex-senador Jorge Viana (PT), atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O petista, com seus 43,8 mil seguidores, é a aposta de Lula para fortalecer o grupo de apoio no Senado. No entanto, uma pesquisa da Agência Delta mostra que Viana é o segundo mais rejeitado na possível disputa.

3 – Marcio Bittar 

Apostando na eleição de Bocalom em Rio Branco e Jéssica Sales em Cruzeiro do Sul, o Senador Marcio Bittar (União-AC) ocupa aqui a terceira posição, com 38 mil seguidores no Instagram. Ideológico e bem articulado, Bittar tem contra si os números das últimas eleições. Como candidato ao governo do Acre em 2022, obteve menos de cinco mil votos. Esse desempenho reflete nos resultados das pesquisas já publicadas que tentam prever 2026.

4 – Roberto Duarte

Presidente do Republicanos no Acre, o deputado federal Roberto Duarte é um dos nomes mais comentados nos bastidores da política acreana como um possível candidato ao Senado. Com 30,3 mil seguidores no Instagram, Duarte tem uma grande estrutura partidária e vem forte nas eleições deste ano. Pode ser um dos grandes nomes da direita.

5 – Socorro Neri 

Logo depois de Duarte, temos a grande surpresa: a deputada federal Socorro Neri (Progressistas). Com 26,4 mil seguidores, a deputada desponta como uma das preferidas pelos acreanos para 2026. Segundo uma pesquisa da Agência Delta, Neri aparece em segundo lugar na disputa, ao lado de Gladson, que lidera.

6 – Sérgio Petecão

Em último lugar no ranking de seguidores do Instagram, temos o Senador Sérgio Petecão (PSD), que não anda muito bem em termos de comunicação. Com apenas 15,1 mil seguidores, Petecão ocupa o último lugar nas pesquisas e é também um dos mais rejeitados.

A realidade nua e crua é que sem uma comunicação eficaz, o político está fadado ao fracasso.

Vamos ser claros: quantidade de seguidores não é sinônimo de alcance nas redes sociais dos políticos, mas é um termômetro de como anda a comunicação de cada parlamentar e aqui, os possíveis postulantes ao Senado Federal. A política, meus caros, é uma guerra de narrativas, e quem domina as redes têm uma vantagem considerável no campo de batalha.

Os números de seguidores do Instagram apresentados aqui foram coletados na quarta-feira, 24 de julho de 2024.