Onda polar irá chegar ao Acre e promete recordes de frio: Temperaturas chegarão a 12° graus, diz Davi Friale

No próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, dia 24 de maio, a quinta onda polar do ano chega ao estado, provocando a terceira friagem de 2024.

Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, essa será a mais forte, duradoura e abrangente onda de frio deste ano, até o momento.

A temperatura vai despencar no Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, maior parte de Mato Grosso, centro, sul e sudoeste de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru, além de todo o sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. Os ventos dessa onda polar chegarão até a cidade de Manaus, mas sem causar queda significativa da temperatura naquela cidade.

Novos recordes de frio serão registrados no Acre, com mínimas entre 12 e 15ºC, em Rio Branco e todo o vale do rio Acre, entre 15 e 18ºC, em Cruzeiro do Sul e todo o vale do Juruá, e entre 14 e 17ºC, na região amazonense de Boca do Acre.

No entanto, de acordo com Friale, essa massa de ar frio não será mais forte do que a do ano anterior, em 2023, quando foram registradas temperaturas de 9ºC, com nove dias de frio moderado, na capital do Acre.