Após morte de cantor com suspeita de leptospirose, dez novos casos são confirmados em Cruzeiro do Sul

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente durante as enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Em 2023, foram notificados 43 casos suspeitos de leptospirose em Cruzeiro do Sul, sendo que dez foram confirmados pelo exame de sorologia IgM. O exame da rede pública é realizado após o sétimo dia de sintoma. Quando há suspeita clínica, o médico já pode realizar o tratamento.

Recentemente, a morte do cantor Diko Lobo chamou a atenção da população para a doença. No entanto, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rafaela Oliveira, o teste realizado deu negativo, pois o cantor estava há poucos dias sentindo sintomas.

A coordenadora alerta para o cuidado durante o período de enchentes, considerando a possibilidade de ocorrência de diversos problemas de saúde, como Hepatite e doenças diarreicas.

A prevenção da Leptospirose ocorre por meio de medidas como:

  • Obras de saneamento básico (drenagem de águas paradas suspeitas de contaminação, rede de coleta e abastecimento de água, construção e manutenção de galerias de esgoto e águas pluviais, coleta e tratamento de lixo e esgotos, desassoreamento, limpeza e canalização de córregos), melhorias nas habitações humanas e o controle de roedores.
  • Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
  • A água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) mata as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar reservatórios de água: um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório. Para limpeza e desinfecção de locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada, a orientação é diluir 2 xícaras de chá (400ml) de água sanitária para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.