
Mâncio Lima em Foco
Nos últimos dias o clima efervescente da política em Mâncio Lima tem chamado a atenção de toda a imprensa do Acre. A pacata cidade mais ocidental do Brasil está em foco após uma mexida no primeiro escalão da prefeitura, realizada pelo prefeito Isaac Lima (sem partido)
Caneta Azul
Para quem percebe os pequenos detalhes já viu que a cor vermelha já não faz mais parte do vestuário de Isaac, e pasmem! nem caneta preta ele usa mais, dando preferência a caneta azul, azul caneta.
Aprendeu cedo a lição
É inegável que Jonas Lima foi fundamental nas duas primeiras campanhas de Isaac Lima (2012/2016). Já na última (2020), Isaac mostrou que aprendeu a lição de casa e fez a campanha com pé no chão sem depender da figura do irmão.
Barbeirada I
Ninguém imaginaria que um político tão experiente igual Jonas Lima pudesse dar duas “barbeiradas” em tão pouco tempo na política. A primeira delas foi quando abraçou a campanha do candidato a vereador Rone Pinheiro e perseguiu o candidato Jean Almeida em plena campanha. Rone perdeu e Jean ganhou. Se fosse sábio, Jonas teria se mantido neutro.
Barbeirada II
Conhecendo as raízes da política do Acre, Jonas Lima deveria entender que é quase impossível vencer a máquina do governo, mas por birra ele passou seus últimos quatro anos na Aleac criticando o governo de Gladson Cameli, e ao final, acreditou no conto de fadas de Jorge Viana, comprando brigas com o irmão, Isaac, que decidiu apoiar a reeleição de Gladson Cameli.
Gigante
Isaac se agigantou após a sábia decisão de apoiar Cameli. Com isso, atraiu grandes investimentos para o município e hoje a cidade de Mâncio Lima se transformou em um canteiro de obras, gerando emprego, renda e criando grandes obras no município.
Aprovado
Todas as pesquisas apontam que mais da metade dos manciolimenses aprovam a gestão de Isaac Lima. Nem ele imaginaria isso em um segundo mandato. Ele é o prefeito melhor avaliado na região do Juruá.
Sucessão
Se realmente 50% da população aprova a gestão de Isaac, não será tarefa árdua ele fazer seu sucessor, ainda mais com apoio do governo do estado e da maioria dos deputados federais e estaduais. Nomes para disputar a prefeitura no próximo ano não faltam.
Jogo de cintura
O bom momento que vive o prefeito requer cautela tanto na escolha dos próximos secretários como na escolha dos nomes de quem irá sucedê-lo. Se o time está ganhando não deve mexer.
Ameaça
Após ser demitido da secretária de educação, o membro do PCdoB, Eriton Maia se manifestou por meio de uma nota do partido. Entre tantas falácias, chamou a atenção o último trecho da nota que diz: “À sociedade manciolimense, nos encontraremos, brevemente, em outras batalhas, uma vez que nunca abandonamos a trincheira”.
Ingratidão
Eriton Maia se tornará um ingrato se quiser duelar com Isaac Lima. Muito embora ele tenha suas qualidades técnicas, Eriton deve se lembrar que já foi rival de Isaac em eleições passadas, e mesmo assim o prefeito o colocou na gestão dando lugar de destaque.
Foi avisado
Ademais, Eriton foi avisado durante a campanha por Isaac que quem não o acompanhasse na eleição para governador deveria entregar o cargo.
Ninguém sabe dizer
A demissão dos secretários Eriton (Educação) e Kennedy Oliveira (Obras) é fácil saber o motivo. O primeiro apoiou Jorge Viana e o segundo apoiou Petecão, mas e o Rosaldo Marques (Meio Ambiente)?…
Cargo é que nem biscoito, sai um e vem oito
Após a vacância das três secretárias da prefeitura de Mâncio Lima a correria está grande de pessoas querendo chefiar as pastas. Tem até deputado federal em Brasília querendo segurar a vaga para seus apoiadores.
Sonoro NÃO!
Após o prefeito Isaac demitir Kenedy Oliveira, ele estendeu o convite ao vereador Vlade Vasconcelos para ficar com a pasta. Com a manobra, Vlade assumiria uma secretaria e o ex secretário Kennedy se tornaria vereador, já que ele é o primeiro suplente pelo partido do Petecão, o PSD
Após ouvir seus apoiadores, Vlade decidiu que não irá aceitar a proposta do Executivo e continuará com o cargo de vereador.
Cabo de guerra na educação
Dois profissionais com experiência na área do ensino são cotados para dirigir a pasta.
O vereador Jean Almeida que faz parte da base do prefeito Isaac é um dos nomes cotados para dirigir a secretária. Jean tem o apoio de boa parte da base do prefeito e da maioria dos professores e diretores de escolas da rede pública municipal.
Outro nome que está sendo analisado é o do professor Júnior Pinho, indicado pelo deputado federal Roberto Duarte. Pinho acumula muita experiência na educação, pois está há mais de dez anos trabalhando no núcleo de ensino do Estado no município.
Os dois profissionais têm vasta experiência na educação, e qualquer um que assumir poderá dar continuidade ao trabalho do ex secretário Eriton Maia.
Boa sorte!
Qualquer que ocupar o cargo e seguir os ditames legais poderá crescer politicamente e contribuir com o município em uma área tão importante, que é a educação.
Frase do dia
Quando os políticos temem a Deus e fazem o que é correto, a nação é abençoada. O dever dos líderes políticos é defender a justiça e o bem de todos, ajudando os mais necessitados, mantendo a ordem.






