Frio que atinge o Acre a partir desta segunda-feira pode chegar a 9 graus, diz Friale

Esta segunda-feira, 16, marcará o início da incursão, no Acre e nas áreas vizinhas, de uma intensa massa de ar polar, que durará a semana inteira, com noites “geladas”, principalmente entre quarta-feira e sexta-feira, cujas temperaturas mínimas, em Rio Branco e Brasileia, poderão atingir 9ºC, ao amanhecer, prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale.

No entanto, pelo menos, durante 10 noites seguidos, as mínimas vão ficar abaixo de 16ºC, na maior parte do Acre, mas é muito provável que as noites continuarão frias até o fim de maio.

Durante o dia, entretanto, somente a segunda-feira e a terça-feira é que serão com muitas nuvens e temperatura máxima inferior a 22ºC, em todos os municípios acreanos. A partir de quarta-feira, os dias ficarão secos e ensolarados, mas com noites estreladas e frias.

A última vez que houve frio intenso neste mês, no Acre, foi no dia 23 de maio de 1990, quando os termômetros oficiais registraram 8,2ºC, em Rio Branco.

Entretanto, no ano passado, em 2021, a menor temperatura, em Rio Branco, foi 11,5ºC, registrada no dia primeiro de julho, e, no Acre, 9,5ºC, ocorrida em Assis Brasil, no dia 31 de julho.

O frio mais intenso no Acre, em todos os meses, foi no dia 19 de julho de 1975, com 6,0ºC, em Rio Branco.

Mais recentemente, em 2013, nos dias 23 e 24 de julho, um poderosa onda polar atingiu o Acre, com registros inferiores a 9ºC, em Rio Branco, e abaixo de 6ºC, em Epitaciolândia e Brasileia.

O frio que se aproxima atingirá, também, a maior parte do Amazonas e todos os municípios de Rondônia, cujos ventos poderão ser sentidos até em Manaus, mas será nas regiões de Boca do Acre, Eirunepé e Guajará que as temperaturas ficarão mais baixas durante a próxima semana. Em Boca do Acre, as mínimas deverão ficar situadas entre 13 e 15ºC, em alguns dias da semana. Em Rondônia, as menores temperaturas ocorrerâo em Vilhena e nas regiões de Guajará-Mirim e Costa Marques, com mínimas entre 9 e 12ºC.

Chuvas poderão ser fortes

O choque do ar frio que chegará ao Acre com o ar úmido e quente, que está na região, deverá causar chuvas, que poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, a partir da noite de domingo, mas, principalmente, na segunda-feira, desde as primeiras horas do dia.

A partir de terça-feira, o tempo fica firme, sem chuvas, até, pelo menos o último dia de maio.

VIANotícias da Hora
FONTEO Tempo Aqui
COMPARTILHAR