Saúde da Mulher: Prefeitura de Mâncio Lima intensifica ações do Março Lilás

Cuidados com a beleza, palestras educativas e cuidados com a saúde, em especial, a saúde da mulher, exames preventivos e testes rápidos, sorteio de prêmios, , atendimento médico e odontológico têm sido algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Março Lilás, mês Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

“Nós já vínhamos fazendo algumas ações para incentivar as mulheres de Mâncio Lima a fazerem o exame de PCCU, porém, percebemos que a procura estava sendo pouca e não estávamos alcançando o objetivo da campanha. A partir disso, resolvemos fazer algo maior e mais atrativo, disponibilizamos em todas as Unidades de Saúde testes rápidos, exames preventivos, atendimento médico, odontológico e ginecológico, sorteio de prêmios e momentos de beleza às mulheres que procurassem os nossos serviços. Ainda há um medo ou receio quanto a procura por este serviço em especial, é uma doença que tem que ser encarada com seriedade e com muita atenção”, destacou Daires Leite de Souza, Coordenadora da Saúde da Mulher.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

 

“Estou gostando muito desta iniciativa da Prefeitura de Mâncio Lima em cuidar da saúde da mulher, nós mulheres precisamos de momentos com este, cuidar da saúde, prevenir doenças mais graves e futuras, fui bem atendida, fiz os testes rápidos, o exame de PCCU. Quantas não tiveram esta oportunidade que estamos tendo hoje de fazer este exame tão importante e, morreram ou estão em tratamento exatamente por não ter feito o preventivo”, finalizou Edna Oliveira, Pastora e dona de casa.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

 

No Brasil, a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce recomendada pelo Ministério da Saúde abrange a utilização de preservativos, a realização de exames de Papanicolaou, a partir dos 25 anos e a cada 3 anos se não apresentarem fatores de risco.

“As UBS do município de Mâncio Lima estará durante todo o mês de março dando ênfase a esse cuidado através da Coordenação da Saúde da Mulher, juntamente com as equipes, fizeram busca ativa e educação em saúde, sensibilizando as mulheres a buscarem o serviço que é oferecido durante todo o ano, e que muitas não se importam em fazer o exame. A prevenção é sempre o melhor remédio, organizamos o dia D nas unidades, mas isso não quer dizer que você só pode fazer o exame nesse dia, para isso é só se informar na unidade de saúde de seu bairro e saber o dia e o horário que realizam PCCU”, finalizou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretaria Municipal de Saúde.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

FONTEAssessoria
COMPARTILHAR