A prefeitura de Cruzeiro do Sul vai exigir que as pessoas usem máscaras e apresentem a carteira de vacinação contra a covid-19 para entrar em locais públicos e privados do município.
A decisão do prefeito Zequinha Lima, de editar os dois decretos será anunciada em reunião na tarde desta terça-feira,25, no ginásio do bairro da Cobal, com representantes do Ministério Público, Associação Comercial, órgão da saúde e Educação do Estado e Município.
Outra medida tomada será a de ampliar o atendimento no posto de saúde do Agricultor na região central ofertando exame de covid-19. No local, que funciona nos finais de semana, haverá um ambiente especifico para o atendimento de síndromes gripais com realização de exames para garantir o rápido diagnóstico e tratamento adequado. “Estamos tomando uma série de medidas para controlar o avanço da covid no município”, cita o prefeito Zequinha Lima.
A preocupação do gestor aumentou na mesma proporção do número de casos novos de covid-19 em Cruzeiro do Sul. De sexta para sábado o número de casos novos passou de 8 para 46, incremento de 474%.
Na segunda,24, o registro foi de 9 casos novos.No hospital campanha também já houve um aumento de internados.A média de 5 internações que se mantém desde o ano passado, aumentou. Nesta segunda-feira,24 eram 9 internados e hoje já são 11.
Desde o início da pandemia em 2020, em Cruzeiro do Sul foram confirmados 10.969 casos da doença com 191 mortes.Até sexta-feira,21, um total de 128.238 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no município onde 98 % da população já tomou a primeira dose do imunizante e 82 % tomaram a segunda.
Cruzeiro do Sul é município pioneiro na vacinação de pessoas sem comorbidade, de pessoas abaixo de 30 e de 18 anos.