Médico alerta população para sintomas de surto de gripe que atinge o Juruá

A pandemia do novo coronavírus mal foi controlada no Brasil e um surto de gripe se abate sobre diversas cidades, incluindo as duas maiores capitais brasileiras.

O vírus Influenza A sofreu uma nova mutação suficiente para aumentar os atendimentos nos prontos socorros e internações nos hospitais. “Sem dúvida nenhuma é uma situação preocupantes que vivemos hoje na região do Juruá, isso é uma preocupação para as autoridades”, relatou Abegno Gadelha, diretor técnico da UPA.

De acordo com Abegno Gadelha, o vírus H3N2 é um dos subtipos da Influenza A e por se tratar de um sintoma viral semelhante à Covid-19. “Sem sombra de dúvidas os sintomas são bem semelhantes: tosse, febre, dor de cabeça, comprometimento no estado geral, corisa que é o corrimento nasal, então os sintomas são semelhantes sim”.

Com esse surto de gripe, as pessoas precisam ficar atentas aos cuidados com quem está na faixa do grupo de risco. “Todo quadro respiratório principalmente quando se trata do quadro viral, como é o caso da influenza, esse grupo de risco se enquadra em crianças abaixo de 05 anos de idade, paciente de idosos acima de 60 anos, adultos que tenham alguma comorbidade, pessoas que tenham doenças pulmonares, tabagistas”.