Serra do Divisor: imersão na natureza com diversas espécies de animais, cachoeiras, trilhas ecológicas e paisagem incrível

Quem se aventurar para conhecer o Parque Nacional da Serra do Divisor vai fazer uma verdadeira imersão na natureza. O local, que fica no Vale do Juruá, interior do Acre, é uma unidade de conservação de proteção integral e considerado um dos locais de maior biodiversidade do planeta, com cachoeiras, trilhas ecológicas, variedade de fauna e flora e uma paisagem sensacional.

A servidora pública Thalyta Figueiredo fez um passeio até a Serra do Divisor e mostrou as maravilhas que podem ser desbravadas para quem quer se aventurar e ir até o parque, que fica no coração da Amazônia. O passeio começa no porto do município de Mâncio Lima.

“Nós vamos desbravar o Parque Nacional da Serra do Divisor, que tem como ponto de partida a cidade de Mâncio Lima. Aqui, a gente pode considerar como o portal do paraíso da Serra do Divisor. A aventura começa cedinho, a gente pega um barco e sobe durante oito horas rio à cima, pelo Rio Môa.”

Local tem várias cachoeiras que podem ser visitadas — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Local tem várias cachoeiras que podem ser visitadas — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Durante o trajeto pelo rio, além da paisagem, é possível ver moradores do parque, ribeirinhos e muitas praias.

“Estamos em pleno verão amazônico, oportunidade para a gente conhecer muitas praias não só aqui no Moa, mas em toda a região do Acre. Na hora do desembarque, nossa turma não perdeu tempo e seguiu para o primeiro atrativo que é Buraco da Central. Esse é, sem sombra de dúvidas, o atrativo mais acessível porque fica rente ao rio.”

Buraco da Central foi feito pelo homem para perfuração de petróleo na região e agora virou atração para banhistas — Foto: Rede Amazônica Acre

Buraco da Central foi feito pelo homem para perfuração de petróleo na região e agora virou atração para banhistas — Foto: Rede Amazônica Acre

Thalyta explica que o mais curioso é que esse buraco foi, na verdade, feito pelo homem em meados dos anos 30 por uma empresa que fez a prospecção para tentar achar petróleo, mas não encontrou nada.

“No final do dia, é claro, não pode faltar o espetáculo natural que é o por do sol. Se o entardecer é lindo, o amanhecer também é e, não podia ser diferente, um café da manhã maravilhoso. Para fazer trilhas, visitar cachoeiras e subir em mirantes é preciso se alimentar”, acrescenta.

Cachoeira do Amor é um dos locais mais visitados pelos turistas — Foto: Rede Amazônica Acre

Cachoeira do Amor é um dos locais mais visitados pelos turistas — Foto: Rede Amazônica Acre

No dia seguinte, o próximo local a ser visitado é uma das trilhas que tem aproximadamente um quilômetro. “Subimos nessa trilha para acessar o mirante da Serra. Lá de cima, a gente consegue ver toda a imponência da Serra do Divisor e também os nossos hermanos peruanos, já que aqui já é fronteira com o Peru.”

Depois disso, a servidora pública desce a trilha novamente para chegar na Cachoeira do Amor. “A trilha é cheia de obstáculos, tem que passar por baixo de árvores, às vezes por cima, porque as árvores estão caídas. Não dá para negar que é de uma beleza incrível, se você é amante da natureza”, comtempla.

A Cachoeira do Amor é um paredão de água imenso que parece mais um chuveirão. A queda d’água é permanente, mas tem um volume menor de água no período de estiagem.

No mirante é possível ver toda a dimensão do parque — Foto: Rede Amazônica Acre

No mirante é possível ver toda a dimensão do parque — Foto: Rede Amazônica Acre

Sobre o parque

O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil. O local tem mais de 843 mil hectares e ocupa cinco municípios acreanos, entre eles, Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%), Porto Walter (27%).

No local se concentra uma formação montanhosa que é única no Acre, além de grande riqueza de espécies vegetais e animais. E é essa riqueza ambiental que poderá ser melhor apreciada com a subida no mirante.

Mirante da Serra do Divisor é um local que pode ser usado para que os turistas contemplem a natureza — Foto: Rede Amazônica Acre

Mirante da Serra do Divisor é um local que pode ser usado para que os turistas contemplem a natureza — Foto: Rede Amazônica Acre

PL quer tirar proteção integral da Serra do Divisor

Um projeto de lei apresentando pela deputada federal Mara Rocha (PSDB) quer modificar a categoria da unidade de conservação Parque Nacional da Serra do Divisor e alterar os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex).

Com a aprovação do projeto, o parque passaria a ser classificado e denominado como Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Divisor. A medida tira a proteção integração da região.

“A classificação da unidade de conservação como parque nacional, do grupo de proteção integral, impede qualquer tipo de exploração econômica das riquezas ali presentes. Entendemos que isso vai de encontro aos interesses e necessidades do povo acreano. Reclassificar a unidade como área de proteção ambiental propiciará a junção de dois interesses importantes: a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região”, justifica o PL.

No texto, a deputada diz ainda que a reclassificação da unidade de conservação vai ser importante para “alavancar” a construção do trecho da BR-364 que vai até o Peru.

Abaixo-assinado

Um abaixo-assinado eletrônico, que pede o arquivamento do projeto de lei, foi criado pelo engenheiro florestal Lucas Matos e já tem mais de 5,2 mil assinaturas.

“Tal proposta põe em risco o maior patrimônio ecológico do Acre e uma das maiores áreas de biodiversidade do mundo. Dando abertura para exploração ilegal de madeira e pedras-pome, desmatamento e pecuária no paraíso ecológico da Amazônia”, afirma o engenheiro.

No caso da área da Resex, localizada nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, seria reduzida em quase 8 mil hectares. A área, segundo a deputada, é habitada por famílias de agricultores rurais que já moravam no local antes da criação da reserva, em 1990, e vivem do cultivo de pequenas plantações e criação de rebanhos de gado.

Destino Acre visita a Serra do Divisor, no Vale do Juruá

Destino Acre visita a Serra do Divisor, no Vale do Juruá

‘Progresso’

Diante das críticas após o teor do projeto ser divulgado, Mara Rocha usou o seu perfil oficial no Facebook, onde gravou um vídeo defendendo a aprovação da mudança, dizendo que a intenção, com isso, é fomentar o turismo no Vale do Juruá.

Além disso, alega que a nova medida é um progresso ao estado e destaca que as críticas feitas à proposta são de pessoas, segundo ela, contra o “governo Bolsonaro”. Disse ainda que a autoria do texto é do senador Márcio Bittar (MDB) e que ela pediu para defender na Câmara federal.

“A aprovação deste projeto vai ser de extrema importância para o desenvolvimento do nosso estado e para a região do Vale do Juruá. O que muda é que a Serra do Divisor, ela poderá ter ocupação humana”, garante.

Mara justifica ainda que a área de difícil acesso não pode ser explorada atualmente, o que acaba prejudicando o potencial turístico da região.

“Isso trará um grande progresso do nosso estado. Nós temos hoje um grande potencial turístico que é a Serra do Divisor, um dos locais mais bonitos do nosso estado e um dos mais belos do Brasil, mas nós não podemos utilizar esse espaço porque é um local de difícil acesso e todos nós sabemos que as pessoas que saem para fazer turismo querem um conforto e querem ter acesso para chegar ao seu local de destino”, pontua.

Ela disse ainda que, se aprovado, o estado vai conseguir investimentos para tornar a área um dos grandes potenciais de turismo, o que vai acarretar uma movimentação econômica dentro da região.

Via-G1


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u927630196/domains/manciolimaemfoco.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009