Prefeitura de Mâncio Lima celebra 07 de Setembro promovendo Corrida Pedestre

A Prefeitura de Mâncio Lima realizou a Primeira Edição em 2019, em função da pandemia da Covid-19, 2020 não recebeu os competidores. Este ano a corrida recebeu centenas de atletas vindos de vários municipais da região do Juruá.

Em sua 2ª Edição, a Corrida Amadora da Independência, em comemoração ao 7 de setembro, reuniu centenas de atletas vindos de cidades vizinhas, como Cruzeiro do Sul e Guajará no Amazonas. Este ano, em função da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Mâncio Lima contou com uma participação reduzida de torcedores.

“Hoje é um dia festivo e o dia em que celebramos a Independência do nosso país. Fizemos questão, visto que, já temos um número significativo de pessoas vacinadas e a redução dos casos de Covid, em realizar a 2ª Edição da Corrida da Independência, fazendo esse retorno gradual das atividades. Vale lembrar o esforço da equipe da SEMEC e em especial do nosso Gerente de Tributos Daniel Campos, que não mediu esforços para a realização deste evento. E, mais uma vez repito, o dia é de celebrar e comemorar, é gratificante ver atletas vindos de outros municípios nos prestigiar. Vamos com o esporte vencer este momento e tirar os nossos jovens do mundo das drogas e do crime”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Ainda de acordo com o gestor, os atletas mostraram muita garra, preparo físico e, acima de tudo, amor pelo esporte, com destaque todo especial à uma senhora de 56 anos de idade que conclui o percurso sem muito esforço. “Eu quero fazer um registro todo especial a dona Antônia que veio especialmente de Cruzeiro do Sul, ela pesava 95 quilos, sofreu um AVC e, encontrou no atletismo o remédio para a sua saúde, me emocionei com o depoimento dela que hoje está com 56 quilos e chega a correr diariamente cerca de 10 quilômetros, esse foi o maior exemplo de determinação e jovialidade que vi hoje”, finalizou Isaac Lima.

A festa ficou por conta do atleta Jonailton França da Cruz, que desbancou os demais e levou o primeiro lugar na categoria masculina. O corredor, que é morador do Bairro São Francisco, já venceu várias outras competições no Município e fora daqui. Para Jonailton, a disciplina e muito treino foram fundamentais para sua vitória.

“Quero primeiro parabenizar a Prefeitura por essa iniciativa, o Prefeito Isaac tem lembrado sempre de nós corredores e, a gente vem com o intuito de participar e dar o melhor na corrida para que o resultado apareça. Treino semanalmente uma média de 170 quilômetros para chegar em uma prova dessa bem preparado”, ressaltou Jonailton França, vencedor da competição.

O pelotão feminino deu um brilho todo especial à corrida. Liderando desde a largada, na Praça São Sebastiao, Centro da Cidade, a atleta Ana Cláudia, de 16 anos de idade não deu chance para as adversárias. A atleta, que costuma treinar no ramal onde mora, não encontrou dificuldades para ficar com o prêmio de primeiro lugar.

“Graças a Deus que deu tudo certo, esta já é a sétima corrida que ganho e, foi com muito treino e dedicação que venci. Eu moro no ramal do Feijão Insosso e todos os dias eu acordo as 06h00 e corro, ali mesmo no ramal, até às 07h00, a gente só vence se tiver determinação a força de vontade. Eu corro sem tênis e isso não incomoda em nada e nem diminui o meu rendimento”, disse Ana Cláudia, campeã do pelotão feminino.

Mas, não foi só de competidores de alto rendimento que a corrida da Independência foi feita. Antônia de Souza Conceição, tem 56 anos de idade. Moradora de Cruzeiro do Sul participa de todas as competições da região do Juruá. Foi ela que liderou o terceiro pelotão feito por atletas que correm no dia e que fizeram questão de participar.

“Eu pesava 96 quilos, enfartei duas vezes, cheguei a viajar para fora em tratamento de saúde e, foi no esporte, nas corridas de rua, que encontrei prazer e saúde. Eu gosto muito tudo isso, me dá prazer. Corro diariamente uma média de 12 quilômetros, faço MMA e pratico luta livre. Não poderia deixar de vir para Mâncio Lima e participar da corrida da Independência trazendo para a nossa juventude e para os mais velhos o meu exemplo e o amor pelo esporte”, destacou Antônia de Souza Conceição, 56 anos de idade.

A vice-prefeita Ângela Valente prestigiou o evento, que teve como abertura o hasteamento dos pavilhões no centro da cidade. Valente acompanhou a corrida em todo o percurso da Avenida Japiim, com chegada em frente o Mercado Municipal Hermecílio Barreto de Lima no Bairro São Francisco.

“Esse momento é de muita alegria, porque gradativamente estamos voltando as nossas atividades esportivas. Esta corrida Amadora da Independência me encheu o coração de alegria por dois motivos, primeiro, porque a nossa equipe organizou muito bem, tomando todos os cuidados, atentos a todos detalhes e, segundo, aos atletas, pois, inicialmente estávamos esperando apenas as pessoas de Mâncio Lima e esta se tornou uma corrida do Juruá com competidores vindos das cidades vizinhas. A comunidade, as nossas academias, os jovens, as pessoas de meia idade todos participando e mostrando que esporte é vida, é saúde e, acima de tudo, a alegria de volta no rosto de cada um”, enfatizou Ângela Valente, vice-prefeita.

Prestigiaram, ainda, a 2ª Corrida Amadora da Independência os Secretários Municipais, Chefes de Setores, o Vereador Vlade Vasconcelos, autoridades locais, donos de academias, atletas amadores que correm no dia a dia e a população em geral. O resultado final ficou assim:

Pelotão Masculino

1º Lugar: Jonailton França da Cruz

2º Lugar: José Roberto

3º Lugar: José Warlison Vieira

Pelotão Feminino

1º Lugar: Ana Cláudia

2º Lugar: Maria de Jesus

3º Lugar: Nete de Paula

Por Assessoria
COMPARTILHAR