Afinal, por que o Futsal não é um esporte olímpico?

203

Em ano de Jogos Olímpicos sempre surge essa pergunta: por que o futsal não faz parte das Olimpíadas? Cada vez mais, esportes novos e surpreendentes vem sendo incluídos, como breakdance, escalada, skate e resta a dúvida do porquê uma modalidade tão consolidada e tradicional como o futsal nunca esteve presente nos Jogos.

Para responder esta pergunta é importante ressaltar quais são os critérios utilizados pelo Comitê Olímpico Internacional para incluir um esporte nas Olimpíadas. É necessário que a modalidade tenha uma federação internacional, siga a carta olímpica e seja praticada em pelo menos 75 países em 4 continentes (para a categoria masculina) ou em 40 países em 3 continentes (para a categoria feminina).

A grande questão é que o futsal cumpre todos esses pré-requisitos. É praticado em mais de 170 países e regulamentado pela FIFA e é aí que começa o problema. O principal motivo da não participação do futsal nas Olimpíadas é uma disputa de interesses entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional.

Atualmente, a Federação Internacional de Futebol é a única organização que consegue promover um evento com a mesma relevância mundial que os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Futebol. Por isso, existem muitos atritos entre as duas organizações. Um exemplo disso é o limite de 23 anos de idade para os jogadores do futebol nas Olimpíadas, claramente uma manobra da FIFA para que o futebol olímpico não reduza a importância da Copa do Mundo.

Para a FIFA não interessa a inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos, pois diminuiria a importância da Copa do Mundo de Futsal, disputada no mesmo ano que as Olimpíadas. Para o COI, não interessa a inclusão, pois aumentaria a relevância do esporte que é organizado pela FIFA. Sendo assim, a negociação não avança.

Isso é uma péssima situação para o Brasil, que é a principal potência mundial do esporte, tendo vencido 5 das 8 edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O futsal é o quinto esporte mais praticado do país, com mais de 10,7 milhões de adeptos. A seleção brasileira entraria como uma das principais favoritas à medalha de ouro, em uma suposta competição olímpica.

As modalidades esportivas das Olimpíadas de Paris 2024 já estão definidas e oficializadas, sem chances para a possível inclusão do futsal. Quem sabe, no futuro próximo, o COI e a FIFA se entendam e incluam o esporte nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Por enquanto, resta torcer e apostar no Brasil na Copa do Mundo de 2021, que será sediada na Lituânia, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro.

COMPARTILHAR