Manciolimense acusado de matar namorada com 45 facadas é condenado a 21 anos de prisão

Willyan Cordeiro da Silva, acusado de matar a companheira Maria José Silva dos Santos, de 23 anos, foi condenado a 21 anos de prisão ao fim do julgamento que ocorreu nesta sexta-feira (2) na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco. O acusado não vai poder recorrer em liberdade.

Ele também é réu em um segundo processo de homicídio, quando matou o padrasto. Silva segue preso no Complexo Penitenciário de Rio Branco desde o início do ano passado. Maria José foi morta com 45 facadas, no bairro Conquista, em Rio Branco, em outubro de 2019. Conforme a Justiça, durante o julgamento, o réu preferiu ficar em silêncio no interrogatório. Além dele, foram ouvidas cinco testemunhas de acusação e duas de defesa.

Silva foi condenado pelo crime de homicídio, com as qualificadoras de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. O réu foi pronunciado em janeiro desse ano. O advogado do acusado, Walter Luiza, informou que não iria se posicionar sobre o resultado do julgamento.

Sanidade mental

A defesa de Silva chegou a pedir um laudo médico para verificar a sanidade mental do acusado. No entanto, conforme o laudo, ele tinha consciência do crime e estava lúcido no dia que matou a namorada.

Ainda segundo o documento, o acusado é diagnosticado com epilepsia e encefalopatia, caracterizado como doença mental. “Ao tempo da ação, no entanto, o periciado apresentava-se em intervalo lúcido, ou seja, livre dos sintomas psicóticos.” Após o resultado do laudo, que descartou insanidade mental, Silva foi pronunciado a ir a júri popular.

 

Maria José foi morta com 45 facadas pelo namorado — Foto: Arquivo pessoal

 

Morta a facadas

Maria José Silva dos Santos, de 23 anos, teve o apartamento invadido e foi morta com 45 facadas, em outubro de 2019, na frente dos filhos.

Enquanto a polícia fazia a perícia, o suspeito chegou a ligar para a irmã da vítima para saber como Maria estava. Na ligação, ele justificou o crime para a cunhada dizendo que agiu porque estaria sendo traído pela mulher.

No depoimento, ele disse que estava dormindo do lado de Maria quando escutou vozes dizendo sobre a traição da mulher com um vizinho. Em seguida, teria ido até a cozinha e pegado uma faca para esfaquear a mulher. Silva afirmou ainda que não lembrava quantas vezes tinha esfaqueado Maria.

Hudson Matias da Silva foi morto a facadas em janeiro do ano passado em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

Morte do padrasto

Quase três meses depois da morte da mulher, Willyan da Silva é apontado como o principal suspeito de matar a facadas o padrasto Hudson Matias da Silva. O rapaz teria ainda ferido a mãe com duas facadas em um dos braços.

O crime ocorreu no dia 21 de janeiro do ano passado, no bairro Calafate, em Rio Branco. O suspeito fugiu para uma região de mata do bairro e foi preso no dia seguinte.

O primo da vítima, Janes Gomes lamentou o ocorrido e disse que o jovem era para estar preso após o caso da companheira. Segundo ele, o primo era um homem trabalhador.

Via G1AC

COMPARTILHAR