As pessoas de 35 anos ou mais serão vacinadas de terça-feira à sexta-feira, 25, pelo sistema drive-thru.
Cinco minutos, esse é o tempo que leva entre o preenchimento do formulário e aplicação da vacina contra o novo Coronavírus. A dor, embora que leve, representa a proteção contra os efeitos da Covid-19 no organismo humano. De acordo com especialistas, a vacina ainda é a principal proteção contra a doença e a favor da vida.
“Pra mim é uma alegria muito grande estar participando desse momento de imunização, para quem passou por dias difíceis de pegar Covid, ser internado, sofrendo as consequências do novo Coronavírus é um momento de muita satisfação. Não importa sua bandeira partidária, o que importa é a saúde de sua família, sua vitalidade e, esse é um momento único que todos nós temos que participar, temos que ser uma coluna de imunização para as pessoas e para a sociedade em que vivemos”, disse Normando Sales, Pastor da Igreja Batista do Bosque.
Os grupos prioritários, as pessoas acima de 40 anos e sem doenças preexistentes, também podem procurar o drive-thru ou as UBS, que não precisa de agendamento também das 8h às 17h.
Duas vezes na semana o município tem recebido lotes da vacina o que varia conforme o número que o Estado recebe, hoje, o município dispõe de 1,6 mil doses só para a primeira aplicação. Mesmo o município tendo um estoque razoável do imunizante, infelizmente, a procura ainda tem sido muito pequena.
A 2ª dose das vacinas, para quem estiver no prazo de recebimento, será aplicada normalmente nos postos de saúde ou no drive-trhu em frente o Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, sem necessidade de agendamento. Neste caso, é necessário levar documento de identidade, Cartão do SUS e carteira de vacinação.
“A nossa preocupação é com quem já tomou a primeira dose e que não está voltando para o reforço, a segunda dose é importante tanto quanto a primeira, é ilusão pensar que tomou a primeira e já está imunizado, é um engano, porque uma completa a outra. Se já está com 45 dias que recebeu o imunizante já pode nos procurar para a segunda dose”, disse Ajucilene Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde.