Após “sumiço”, aumentam rumores de que Jonas Lima vai trocar a política pelo café

BREVE SÍNTESE DA POLÍTICA DE MÂNCIO LIMA!

ACOMPANHO a política em Mâncio Lima desde a década de 80, quando existia apenas a rivalidade entre PDS e PMDB. De lá pra cá, as siglas encurtaram. O PDS deu lugar ao PP e o PMDB diminui para MDB.

PAULO DENE X DR. LUIZ!

Nesse tempo quem mandava e desmandava em Mâncio Lima era Paulo Dene e Dr.Luiz Helosman. Ambos vieram de outras regiões do país e com suas gírias de origem e boa conversa convenciam o manciolimense ao ponto daqueles mais exaltados se intrigar com a própria família para segui-los.

FILHOS DA TERRA!

Quase quatro décadas depois, a política manciolimense pouca coisa mudou, a não ser o fato de que agora os prefeitos são filhos da terra.

COBRAS E LAGARTOS!

As brigas continuam. As famílias ainda se intrigam por causa da política. Basta olhar no retrovisor e vê que na última eleição famílias tradicionais racharam seus laços. Passada a campanha, alguns ainda não apararam as arestas.

BARÃO DO CAFÉ “fica em casa”!

Muita gente comenta o sumiço do deputado estadual Jonas Lima. Há quem diga que por causa da pandemia do Covid-19, Jonas faz o papel do politicamente correto e “fica em casa”. Outros dizem que Jonas fala em abandonar a política e se dedicar só ao seu cafezal, que ao que tudo indica é uma mina de ouro. O fato é que Jonas não aparece mais nas solenidades em que o Irmão dele, Isaac Lima aparece. O povo tem notado!

OURO NEGRO!

Pessoas ligadas ao deputado e Barão do Café Jonas Lima afirmam que só na primeira colheita estima-se que será colhido mil sacas de café. Ao preço de R$ 600,00, Jonas pode colocar no bolso nos próximos dias mais mais de meio milhão de reais.

JONAS X ISAAC

Pessoas próximas ao Isaac e Jonas afirmam que os dois estão sem se falar. Dizem que na prefeitura há dois grupos: o do Jonas e o do Isaac. 

CANGOTE GROSSO!

Em seu segundo mandato, Isaac engrossou o cangote e não vem aceitando interferência do Jonas na prefeitura. Desde o início do segundo mandato que Jonas enviou ao irmão uma lista de pessoas que deveriam ser exoneradas. O problema é que nessa lista constava o nome do secretário de finanças da prefeitura José Alberto (tó), o que vai contra a vontade do Isaac. O tó é homem do primeiro escalão e de extrema confiança do prefeito.

RECONHECIMENTO!

Falando em secretário, que “mulher porreta” é a secretária de saúde de Mâncio Lima Ajucilene Gonçalves. Não se vê 1% de crítica ao trabalho dela, que sozinha faz o trabalho de dez. Dizem que há mais de um ano que a mulher não descansa, trabalhando diuturnamente. É fato que se a pandemia está controlada em Mâncio Lima deve-se muito ao empenho da “joice do Laurimar”, como ela é conhecida.

HOMEM SÁBIO!

Outro nome bom que o Isaac tem em seu primeiro escalão é o advogado Danilo Costa. O que o jovem tem de discreto tem de competente. Segura com firmeza e zelo a procuradoria de uma prefeitura que apresenta muitas demandas.

PODER LEGISLATIVO!

Ao que parece essa legislatura revelará muitas surpresas na Câmara de vereadores. É uma casa com enorme poder político, mas poucos que lá estão sabem disso!

VEREADOR RAIZ!

O vereador Evandro Nascimento vem fazendo o papel de um parlamentar atuante: visita os órgãos públicos, fiscaliza, cobra o executivo, apresenta seus projetos e aparece. Já diz a máxima: “Quem não é visto não é lembrado.

PRESIDENTE JOVEM!

Embora seja um jovem, e talvez seja o mais novo vereador a ocupar a presidência da Câmara de Mâncio Lima, Renan Costa tem apresentado maturidade na condução do parlamento mirim. Tem respeitado os vereadores da oposição, ao mesmo tempo em que atende a demanda do executivo. Só está precisando divulgar mais suas ações.

RACHA NA BASE!

O vereador Jean Almeida (PT) vem dando dor de cabeça ao executivo. Jean vem demonstrando ao prefeito Isaac Lima que foi eleito para fazer o verdadeiro papel do vereador, e não está rezando a cartilha petista e dizendo “amém” para tudo. Em suas redes sociais, Jean cobra melhorias para os bairros e critica abertamente o poder executivo! Certamente deve ter cartas na manga. Uns dizem que ele se debandou da base, outros dizem que ele está magoado com algumas atitudes do executivo, mas Jean afirma que está fazendo o seu mister.

No mais, nada de expressivo ocorreu na Câmara de vereadores nesses primeiros 100 dias. Uns vereadores da base até tentam aparecer, mas tem receio de desagradar o “chefe”. Já outros preferem fazer a política do assistencialismo em suas bases.

É certo que há bons nomes nessa legislatura e muito pode ser feito, basta querer!

FRASE PARA REFLEXÃO!
O que destrói o ser humano?
Política sem princípios,
prazer sem compromissos,
riqueza sem trabalho,
sabedoria sem caráter,
negócios sem moral,
CIÊNCIA SEM HUMANIDADE e
oração sem caridade

(Gandhi)

Críticas e sugestões dessa coluna podem ser envidas para: josemir.melo@hotmail.com

 

COMPARTILHAR