Com idosos de 85 anos e profissionais de saúde, mais uma etapa de vacinação tem início em Cruzeiro do Sul

A nova etapa de vacinação contra a Covid 19 em Cruzeiro do Sul teve início nesta terça-feira,02, em dois pontos estratégicos.

Um local de atendimento próximo ao segundo portal da Avenida Coronel Mâncio Lima (drive thru) para atender os idosos a partir de 85 anos

E outro também com drive-thru para vacinação de 2ª dose, numa área montada ao lado do Teatro dos Náuas, nos dias 02 e 03 de março, com atendimento das 8h as 17h, para atender os idosos acima de 85 anos, que já receberam a 1ª dose entre os dias 1º a 3 de fevereiro, como também para os profissionais de saúde que tomaram a primeira dose do dia 29 de janeiro a 10 de fevereiro.

Idosos que estão no calendário desta semana e que não puderem tomar a vacina poderão ir no dia seguinte enquanto durar o atendimento.

O idoso João Araújo da Silva,85, disse que estava ansioso para receber a vacina. “Eu estava esperando a todo o momento. Porque é mais seguro. Senti só um “ardorzinho” no braço, mas estou bem graças a Deus”, comentou.

Alunos e professores da Ufac estão apoiando a vacinação como voluntários como destaca a enfermeira Tamires, Mestre da Universidade. “Nós enquanto enfermeiros da Universidade Federal do Acre à partir de uma solicitação em parceria com a coordenação do PNI estamos como voluntários nesse processo de vacinação da Covid-19.

Após a vacina, orientamos os vacinados que fiquem tranquilos com eventos adversos, que já são esperados na maioria das vacinas como febre, cefaleia, sensação de cansaço, formigamento na região do braço, sensação de braço pesado. Agente ressalta essas informações pra que as pessoas não fiquem assustadas ou achando que esse tipo de reação é relacionada à doença ou a causar a Covid-19, pois as vezes acontece disseminação das informações com Fake News”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul recebeu do Programa Nacional de Imunização, um lote com 2070 doses de vacina nesta segunda-feira (01).

“Esses grupos serão atendidos até quando durar o estoque de doses destinado para cada público. No dia da vacinação é preciso apresentar documento de identificação, CPF e carteira de vacina”, alerta o secretário de saúde, Agnaldo Lima.

Segue a programação:

02/03: – Idosos acima de 85 anos;
03/03: – Idosos de 80-84 anos;
04/03: – Idosos de 77-79 anos;
05/03: – Idosos de 75-76 anos.

Das 2070 doses, 460 serão destinadas aos profissionais de Saúde

Fonte : Juruá online