REDAÇÃO Acjornal
fevereiro 1, 2021
O governador Gladson Cameli deve anunciar nas próximas hora a regressão para a faixa vermelha em todo o Estado do Acre. Isso significa que novas medidas, ainda mais severas, serão tomadas, com força de lei, para conter o avanço do Coronavírus nos 22 municípios. O secretário Alysson Bestene (Saúde) disse há pouco ao acjornal que “a reclassificação para a faixa de emergência será confirmada em comunicado oficial. Apenas os serviços considerados essenciais serão autorizados. As novas restrições serão esclarecidas numa edição extra do Diário Oficial que pode ser publicada nesta noite.
A reportagem apurou que haverá rigorosa alteração no funcionamento dos comércios, shoping´s, galerias, salões de beleza, academias, bares, restaurantes, além de eventos, convenções e atividades culturais.
Na ilustração acima, vê-se que, noutros estados em emergência o governo proibiu 100% das atividades não essenciais.
O Comitê Acre Sem Covid instrui as autoridades sobre o comportamento da pandemia. As informações mais atuais, obtidas a partir do monitoramento do comitê, fazem acelerar o regressão de faixa. São eles, entre outras:
Maior número de mortes, novos contaminados e novas internações nas unidades de saúde do estado. A desobediência civil (pessoas que não tomam cuidados pessoais, pondo em risco a si e a outros, também pesa na decisão.