BARÃO DO CAFÉ: Deputado Jonas Lima diz que irá trocar a política pelo café

O famoso plantio de café do deputado estadual Jonas Lima (PT) tem despertado a curiosidade de muitas pessoas em todo o Estado do Acre. Quem passa no ramal do vinte, na Zona Rural de Mâncio Lima fica impressionado com a imensidão verde no meio da floresta. Jonas Lima, que vem de uma família de agricultores viu no cultivo do café a oportunidade de contribuir com a economia do município, gerando emprego para muitas famílias e uma aposentadoria para quando deixar a vida pública.

Na última semana uma comitiva composta por deputados e prefeitos visitou a propriedade do “barão do café”, que é irmão do prefeito Issac Lima (PT), que está no segundo mandado na prefeitura de Mâncio Lima.

“É muita alegria receber a comitiva de Sena Madureira e meus colegas de parlamento aqui em minha propriedade. São políticas como esta, voltada para o homem do campo, que tenho defendido junto à Assembleia Legislativa, não só eu mais a Deputada Meire e o Deputado Edvaldo Magalhães, dois parlamentares que conhecem a realidade do produtor e veem a agricultura familiar como alternativa para tirar as famílias da linha de pobreza e melhorar a qualidade de vida delas”, enfatizou Jonas Lima, Deputado Estadual (PT).

Meire Serafim, Deputada Estadual (MDB) por Sena Madureira, não continha a alegria e a empolgação com a experiência exitosa de Mâncio Lima. Para a parlamentar o exemplo vivenciado será levado para sua cidade e para as pautas de discussões com seus pares.

“Hoje é um dia de muita alegria pra mim em vivenciar esta experiência com o café clonal que está gerando emprego e renda para a cidade de Mâncio Lima. Aqui vejo uma cidade no caminho certo do desenvolvimento rural, é gratificante para nós parlamentares vermos exemplos tão bonitos como estes”, ressaltou Meire Serafim, Deputada Estadual (MDB).

Para Edvaldo Magalhaes, Deputado Estadual (PCdoB) Mâncio Lima está dando um grande salto nas políticas de desenvolvimento rural, de acordo com o parlamentar esta é uma demonstração clara de como gerar riqueza no Município.

“Aqui temos um exemplo muito claro de como gerar riqueza no município, é possível você ter pequenas propriedades com grandes produções e com lucratividade, portanto você muda o perfil da produção quando diversifica a mesma. O café e a coragem do Prefeito Isaac Lima e do Deputado Jonas Lima, que aqui têm um programa agrícola que apoia esta nova cultura, vai ser um dos eixos da economia rural de Mâncio Lima. Aqui demonstram que a coragem de decidir estava correta, o investimento terá resultados e incentivará outros produtores”, finalizou Edvaldo Magalhaes, Deputado Estadual (PCdoB).

O município de Mâncio Lima tem uma média de 50 produtores de café clonal que totaliza pouco mais de 116 mil pés já plantados. A meta da atual gestão é chegar em 2024 com 1 milhão de pés de café plantados. Uma saca de café custa hoje R$ 651,99, os preços variam conforme a cotação diária do dólar.

Com informações de Jenildo Cavalcante
Imagens: Evandro Ibernon

COMPARTILHAR