Lula diz que vai levar a Trump proposta de combate ao crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá propor uma parceria para combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas durante a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o petista, este é um dos temas que estarão na pauta do encontro, previsto para ocorrer em março.

“Eu quero ir aos Estados Unidos porque, desde que ele [Trump] começou [o conflito] na Venezuela, dizendo que queria combater o crime organizado e o narcotráfico com afinco, eu também quero combatê-los“, disse o presidente em entrevista à TV indiana, India Today, nesta sexta-feira (20/2).

O titular do Executivo disse ter apresentado ao republicano uma lista de brasileiros procurados pela polícia e que residem nos EUA. Ele pediu cooperação para prendê-los.

“Se vamos combater o narcotráfico, envie esses criminosos brasileiros que vivem nos Estados Unidos de volta ao Brasil, para que possam ser julgados”, pediu o petista.

Lula também manifestou o desejo de se reunir com o Departamento de Justiça americano para discutir o assunto. “Vamos fazer isso juntos”, ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente brasileiro, outro tema que deve ser abordado na conversa são os minerais críticos e terras raras. Ele afirmou que não quer transformar o Brasil em um “santuário”, mas negociar a matéria de forma soberana.

“Prefiro negociar de forma soberana para que o processo de transformação desses minerais críticos seja realizado em nosso país, dentro do nosso país, e não fora dele”, frisou.