Sob chuva, manifestantes são atingidos por descarga de raio em ato de Nikolas em Brasília

 Sob forte chuva, manifestantes foram atingidos pela descarga elétrica de um raio que caiu na área central de Brasília enquanto esperavam a chegada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na Praça do Cruzeiro, neste domingo (25/1). No local, o parlamentar deve encerrar uma caminhada de sete dias.

Pessoas chegaram a cair no chão com o choque elétrico. Houve atendimento do Corpo de Bombeiros a 72 pessoas, e 30 delas foras levadas a hospitais – sendo oito em condições instáveis. Antes do ocorrido, os presentes tentavam se proteger com capas e guarda-chuvas. Vias estão alagadas nos arredores do local.

Vestidos com as cores verde e amarelo e erguendo faixas e bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, os presentes cantavam louvores evangélicos e gritavam palavras de ordem por pautas defendidas pela direita.

O protesto teve como mote, por exemplo, a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Desde 15 de janeiro, Bolsonaro ocupa uma cela na Papudinha, unidade da Polícia Militar no Complexo Penitenciário da Papuda.

Além disso, os manifestantes defendem anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando houve a invasão e a depredação das Sedes dos Três Poderes. As penas chegam a 17 anos de prisão. O Congresso Nacional chegou a aprovar a dosimetria, mas o benefício de redução de penas foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nikolas anunciou a iniciativa e começou a caminhada na última segunda-feira (19/1). Ele saiu de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, em direção a Brasília, para caminhar cerca de 240 km em sete dias. O parlamentar entrou no Distrito Federal no sábado (24/1), sexto dia da mobilização.

Já na manhã deste domingo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se reuniu com Nikolas e outros nomes da direita antes do início do último trecho. Ela, porém, não participou do percurso.

Ao longo da caminhada, aliados se juntaram a Nikolas. Entre eles, o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente da República, que retornou à caminhada para acompanhar o encerramento na Praça do Cruzeiro.