Vereadora Reziane Barros pede ao Poder Público a criação de creches em todas as comunidades indígenas de Mâncio Lima

Na última sessão de sexta-feira(26), que antecedeu o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Mâncio Lima a Vereadora Reziane Barros apresentou uma indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando que seja realizado um estudo de viabilidade para implantação no ano de 2026 de turmas de creches e ampliação das turmas de pré-escolar nos povoados indígenas: Nukini e Nawa, Comunidades República e Novo Recreio, respectivamente.

A educação infantil é um direito das crianças e de suas famílias e é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional durante os primeiros anos de vida. Nesse sentido, investir em educação na primeira infância para crianças em risco é uma estratégia eficaz não apenas para reduzir os custos sociais, mas também para construir uma base sólida e ampla, que prepare as crianças pequenas para a aprendizagem ao longo da vida.

“Nosso município necessita de uma política que inclua ainda mais nossas crianças indígenas na educação infantil. Temos três povos indígenas: os Puyanawa, Nukini e Nawa, todavia, apenas no primeiro povoado, aqui mencionado, é ofertado ensino de creche (2 e 3 anos) = 33 alunos e pré-escolar (4 e 5 anos) = 43 alunos, totalizando o atendimento à 76 crianças na educação infantil, de forma que surge a necessidade de ampliação dessa modalidade de ensino nos outros dois povoados: Nukini e Nawa, nos quais o estado já atende uma demanda de 34 alunos do pré-escolar em ambos os povoados, e há a premente necessidade de oferta de creche às crianças indígenas de 2 e 3 anos de idade”, ressaltou a vereadora.

Portanto, a criação de turmas de educação infantil nessas comunidades vai garantir que as crianças tenham acesso a educação e cuidado de qualidade, além de apoiar as famílias que precisam trabalhar. Sendo também uma forma de promover a inclusão e o desenvolvimento dessas comunidades.