
A Prefeitura de Mâncio Lima em parceria com a Cooper Café, recepcionaram na tarde desta sexta-feira, 26 um grupo de prefeitos de dois municípios, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Porto Walter.
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luiz, acompanhado do presidente da Cooper Café, Jonas Lima e um grupo de cooperados, fizeram uma visita guiada à indústria de beneficiamento de café da cooperativa, localizada no Ramal do Café.
Participaram do encontro o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o prefeito de Rio Branco e presidente da AMAC, Tião Bocalom, e o vice-prefeito de Porto Walter, Guarsone. Os gestores cumprem agenda no Vale do Juruá em razão da Assembleia Geral Extraordinária da AMAC e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, realizada no município de Cruzeiro do Sul.
Durante a visita, os prefeitos conheceram todo o processo de torra e ensacamento do café, acompanhando de perto a estrutura moderna da primeira indústria de beneficiamento da bebida da região Norte, inaugurada em 2025.
Com capacidade para beneficiar até 90 sacas a cada 48 horas por safra, a unidade já ultrapassou a marca de 8 mil sacas processadas até agosto deste ano, consolidando-se como referência no setor.
O prefeito Zé Luiz destacou a importância de receber os colegas gestores e de mostrar o potencial produtivo de Mâncio Lima: “É uma alegria imensa receber nossos amigos prefeitos e mostrar a força do café de Mâncio Lima. Esta indústria, fruto do trabalho coletivo e da dedicação dos nossos produtores, é hoje um orgulho para o município mais ocidental do Brasil e começa a ganhar espaço no cenário nacional. Queremos que cada visitante saia daqui com a certeza de que investir no café é investir em desenvolvimento, em geração de renda e em futuro para nossa gente”, disse Zé Luiz.
O presidente da AMAC e prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, parabenizou a iniciativa e ressaltou o papel da cooperativa: “Ver o que está acontecendo aqui em Mâncio Lima é motivo de esperança para todo o Acre. A Cooper Café mostra que, com organização e visão de futuro, o café pode ser um motor de desenvolvimento do Acre”, finalizou.
A visita fez parte da agenda de integração dos prefeitos no Vale do Juruá, que inclui debates sobre infraestrutura, educação, saúde, resíduos sólidos e novas oportunidades de desenvolvimento econômico para os municípios.