
Mais de 24 horas após nove detentos fugirem do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na manhã dessa quinta-feira (19), nenhum foi recapturado até o início da tarde desta sexta-feira (20). Conforme o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), as buscas continuam, inclusive com o uso de aeronaves.
Nesta sexta-feira (20), o g1 recebeu vídeos de moradores da região da Vila Custódio Freire afirmando que alguns dos fugitivos passaram pela região e, inclusive, chegaram até a derrubar o muro de uma residência durante a fuga. A polícia foi acionada no local.
Na quinta, o Iapen informou que os fugitivos estavam no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório do presídio estadual quando conseguiram fugir, por volta das 6h. Esta foi a primeira fuga concretizada este ano.
Estão foragidos:
Arthur Carvalho Gomes
Carlos Vitor de Castro Cardoso
Davi Castro de Souza
Francisco Guimarães Santana
Geovane Costa Almeida
Isaquiel Martins de Souza
Johnatan Silva Magalhães
Natanael do Nascimento Salgueiro
Ozeias Paulo Germana Ferreira
“A Polícia Penal, bem como as demais forças de segurança, vem empregando todos os esforços na tentativa de realizar a captura dos foragidos, inclusive com emprego de aeronave”, disse Marcos Frank, presidente do Iapen-AC.
O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3.208 presos homens, segundo o Iapen-AC.
O sistema carcerário estadual conta com os presídios Feminino, Unidade de Regime Fechado (URF), além da Unidade de Recolhimento Provisório (URP), de onde os detentos fugiram, e presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves.