
Um detento, que não teve o nome divulgado, ficou preso ao tentar escapar por um buraco feito por ele durante dois dias em uma cela do pavilhão R, do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco . O Corpo de Bombeiros do Acre precisou ser chamado para retirá-lo na noite desta segunda-feira (16).
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), os policiais de plantão perceberam a movimentação estranha e viram o homem preso no buraco. Ele usava apenas uma bermuda, estava descalço e sem camisa. Quando verificaram que não era possível retirá-lo sem machucá-lo, chamaram uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Posteriormente, o Iapen acionou a Polícia Civil para fazer perícia do local, por conta dos danos ao patrimônio. Após esses procedimentos, o preso foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento médico e, nesta terça (17), já retornou ao presídio.
Os bombeiros informaram que a ocorrência foi atendida pela equipe do 3º Batalhão, comandada pelo Sargento Sansui, e ao conversarem com o detento, ele explicou que cavou o buraco utilizando, de forma improvisada, um prego e um pedaço de cabo de vassoura.
“Segundo relato do próprio reeducando, o buraco foi escavado durante dois dias. No entanto, durante a tentativa de fuga, o mesmo ficou preso no interior da abertura. Diante da situação, Policiais Penais acionaram o Corpo de Bombeiros para realização do resgate”, informou a assessoria dos bombeiros.
A equipe que fez o atendimento comunicou que iniciaram a retirada usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas apropriadas, incluindo uma britadeira com cuidado para não causar ferimentos ao apenado.
“Após um trabalho minucioso, a equipe de resgate conseguiu realizar com êxito a liberação da vítima, que foi entregue com segurança à equipe da Polícia Penal que já se encontrava em prontidão no local”, informou a equipe dos bombeiros.