A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento oficial utilizado no Brasil para que cidadãos com mais de 18 anos possam dirigir automóveis. E o governo lançou o programa para tirar a CNH gratuita.
Com o intuito de realizar a inclusão social, o governo lançou o programa CNH Social para que brasileiros de baixa renda possam ter acesso a carteira de motorista.
Tem acesso ao programa, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), informações que são utilizadas para programas sociais do governo como o Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, BPC e outros.
Todos os anos o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado do país abre inscrições para as pessoas que desejam obter a habilitação de forma gratuita.
Com o programa é possível fazer a retirada da primeira habilitação nas categorias A e B, fazer a mudança da B para D e incluir novas categorias na que você já tiver, ampliando as possibilidades de trabalho, já que quem tiver a CNH pode trabalhar como motorista, motoboy, caminhoneiro e outras profissões.
E para não perder a oportunidade, é importante ficar atento ao site do departamento do seu estado para saber quando as inscrições estarão abertas e quantas vagas estarão disponíveis.
Como conseguir CNH Social?
- Além de estar cadastro no CadÚnico, para garantir a CNH Social é preciso:
- Ter renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ter uma renda mensal superior a essa com o auxílio de algum benefício do governo;
- Estar desempregado há, pelo menos, um ano.
- Documentos para tirar CNH Social
A documentação depende de cada estado, mas, geralmente, os documentos necessários para a solicitação do programa são: - Documentos pessoais como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- NIS;
- Renda familiar;
- Telefone para contato;
- E número da CNH, se o cidadão deseja fazer a mudança ou adição de categoria.