Seis famílias de Mâncio Lima que estão em tratamento de saúde em Rio Branco estão precisando de ajuda

Um dilema que muitas famílias do Acre enfrentam é o tratamento de saúde fora de domicílio. Pessoas acometidas com doenças graves são enviadas todos os dias para a cidade de Rio Branco, e ao chegar na capital, a falta de recursos financeiros para gastos com hospedagem, alimentação e transporte se torna um transtorno para doentes e familiares.

Na maioria dos casos, familiares usam as redes sociais para para pedir ajuda da sociedade.

Um grupo de pessoas que trata da saúde de familiares em Rio Branco procurou o site Mâncio Lima em Foco para falar dessa realidade.

Uma jovem que está acompanhando o pai dela em um tratamento contra um tipo de câncer, disse por mensagem que está muito preocupada, pois não tem dinheiro para pagar aluguel e seu pai necessita ficar seis meses em Rio Branco para acompanhamento médico.

Algumas dessas pessoas estavam hospedadas na casa da deputada Maria Antônia (PP), entretanto, a partir do dia 02 de Julho, a legislação eleitoral veda qualquer tipo de ajuda de candidatos, e como Maria Antônia será candidata à reeleição, essas pessoas terão que procurar outro lugar para ficar.

Esses manciolimenses, além dos cuidados que devem ter no tratamento da doença, precisam de moradia, água potável, energia, transporte e alimentação. “Ou enfrentamos viver aqui sem condições ou retornamos para casa e esperamos a morte chegar”, disse a filha.

Uma pessoa disse que há um mês ligou para a secretária de saúde de Mâncio Lima, e reportou o que estava passando com o pai dela doente em Rio Branco. Em resposta, a secretaria disse “entendi”, mas até hoje nada foi feito por parte da prefeitura.