Aos 80 anos, manciolimense sobe em árvore, anda de bicicleta, pesca e vai para o roçado todos os dias

O idoso José Guimarães de Melo, que esta semana completou 80 anos de idade, é o tipo de pessoa que tem saúde para dar e vender. Nascido em 1942, o Sr. Zeca Gajeiro, como é conhecido na cidade de Mâncio Lima tem 10 filhos, 27 netos e 11 bisnetos.

Aos oitenta anos, Sr. Zeca tem poucos cabelos brancos, não sofre de problema de calvície, e faz coisas que muitos jovens de 20 a 30 anos não conseguem, por exemplo subir em árvores, pescar e passar o dia inteiro no cabo de uma enxada, cuidando das plantações no roçado.

Nascido em 1942, Sr. Zeca é o filho caçula de Franciso Militão de Melo – que foi delegado e professor, na então Vila Japiim nas décadas de 1940 e 1950 , cujo nome está até hoje no memorial da Câmara de Vereadores de Mâncio Lima.

Flamenguista de carteirinha, o idoso é 100% lúcido e tem visão perfeita, sendo capaz de colocar uma linha no buraco de uma agulha sem qualquer esforço, o que mostra que a visão dele é perfeita.

O segredo para tanta saúde, segundo Sr. Zeca é a alimentação, a genética e o trabalho. Ele se alimenta, principalmente de peixes que ele mesmo pesca e de frutas e legumes do roçado que ele mesmo e seus filhos cultivam. A genética também ajuda, diz o idoso. “Minha mãe viveu 109 anos, e tenho fé em Deus que viverei até mais, com muita disposição e saúde”. disse.

Sua companheira, Matildes Saraiva de Brito, que sempre esteve ao lado dele se admira com a saúde e disposição do esposo, que tem mais energia do que muitos jovens de hoje.

“Ele trabalha de segunda a sábado no roçado. De manhã cedo, ele pega a bicicleta e pedala quatro quilômetros para ir pro sítio. Lá ele pesca, cultiva a plantação de macaxeira, banana, milho e inhame. Aos domingos, o Zeca vai à missa pela manhã de bicicleta, vai ao comércio todos os dias e está sempre conversando com seus amigos de infância”, disse a companheira.

O Idoso tem um sonho de rever seu irmão, Vidal Melo, que foi embora para a cidade de Manaus na década de 1980.