Com mais de 70 casos em investigação, Saúde de Rio Branco confirma epidemia de Influenza

Amostras positivas para Influenza A foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para identificar qual tipagem do vírus. Em uma semana, atendimentos de casos de infecções respiratórias saltaram de 555 para 1.331.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco confirmou que a capital enfrenta situação de epidemia do vírus Influenza A. Ao todo, 72 amostras de casos positivos de Influenza A foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para identificar qual tipagem do vírus.

O surto tem provocado aumento nos atendimentos nas unidades de saúde do município. Somente em uma semana, os atendimentos de infecções respiratórias saltaram de 555 para 1.331, o que representa um aumento de 240%.

Somente entre os dias 12 e 18 de dezembro, a unidade sentinela de Influenza na UPA do Segundo Distrito atendeu 1.138 casos de síndrome gripal, sendo que na semana anterior foram 414 atendimentos, um aumento de 275%.

Conforme os dados do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, até o dia 25 de dezembro foram analisadas pelo Laboratório Central do Acre (Lacen-AC), 255 amostras de secreção respiratória para detecção de vírus respiratórios em Rio Branco.

Destas, 133 tiveram confirmação da presença de vírus respiratórios, sendo 72 de casos de Influenza A, 28 de infecções causadas por Rinovírus, 12 de Coronavírus OC43, 7 de Parainfluenza-3, 7 Coronavírus 229E, 5 casos de VRS, um de Coronavírus NL63 e um de Adenovírus. Não há nenhum registro de Covid-19 entre os casos.

Os primeiros casos de Influenza A detectados tiveram início dos sintomas a partir do dia 16 de novembro 1 e até o momento não foi identificado o subtipo do vírus, ou seja, se é H1N1 ou H3N2. Segundo a Saúde, os 72 casos positivos para a infecção foram enviados ao Instituto Evandro Chagas para realização de subtipagem e o município aguarda resposta do laboratório nacional de referência.

“Diante do cenário epidemiológico nacional, com registros de epidemias de influenza em diversos estados; pela constatação de forte aumento no atendimento de síndrome gripal nas unidades de saúde do município e pela detecção do vírus influenza A em Rio Branco, que na atualidade apresenta a maior ocorrência entre os vírus respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco comunica que o município de Rio Branco está enfrentando uma situação de epidemia de Influenza A”, alertou em nota.