COLUNA: Dazim entra em “aquecimento” para assumir cadeira de vereador e ‘cresce’ pesquisa por preços de palitós

Ao que tudo indica, nas próximas semanas Mâncio Lima ganhará um novo vereador, é isso mesmo. O partido progressistas (PP) maior sigla do Acre, que tem o governador e o prefeito como correligionários, teve a melhor performance entre todos os partidos nas eleições de 2024 para o cargo de vereador.

Trata-se do comerciante e empresário Dazim, que teve 254 votos na última eleição, ficando em 5° lugar do seu partido. Que teve Rusie, Zeca do Pentecoste e a ribeirinha Jaluza do Val, eleitos respectivamente. Todavia, desde o fim do pleito, Rusie Lima topou a missão de comandar a secretaria de Saúde, deixando sua vaga para a já vereadora Reziane Barros que entrou em seu 3° mandato, desta vez como suplente.

TÁ COM MORAL

Como a gestão de Rusie na Saúde tem tido boa aceitação, fugindo das esferas municipais e estaduais e sendo elogiada até nacionalmente, não há previsão de que ela retorne ao Legislativo, provavelmente nem o chefe dela quer.

COMO ASSIM?

A oportunidade para Dazim surge agora com a licença-maternidade de Jaluza do Val, que se afasta por seis meses, abrindo espaço regimental para o próximo nome da lista.

QUEM É?

O empresário não é um novato na máquina pública. Durante a gestão do ex-prefeito Isaac Lima, ele ocupou cargos estratégicos no setor de transportes, o que lhe confere trânsito e conhecimento dos bastidores políticos do município. Vindo de família tradicional, o comerciante sinaliza que pretende aproveitar o semestre na Câmara para consolidar sua base e mostrar serviço.

CORAÇÃO DE MÃE

Havia hipóteses de com a nova criação de secretarias municipais sendo aprovadas, o prefeito Zé Luiz contemplasse outros suplentes de seu partido, nomeando os já vereadores para essas novas pastas, mas a idéia ainda é embrionária, todavia em ano político tudo pode acontecer, é bom ficar atento a qualquer oportunidade.

“A sorte é o que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade.” — Sêneca