
Na manhã desta segunda-feira, 26, o prefeito Zé Luiz deu posse à nova secretária municipal de Assistência Social, Ajucilene Gonçalves Mota, durante reunião com os secretários municipais. O ato contou com a presença do vice-prefeito Andinho Lima e do presidente da Câmara de Vereadores, Zeca do Pentecostes.
Ao dar as boas-vindas, o prefeito destacou os desafios da política de assistência social e a importância de ter à frente da pasta uma gestora com sensibilidade humana e compromisso com as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A assistência social lida diretamente com famílias que mais precisam. São grandes desafios, que exigem empatia, responsabilidade e dedicação”, afirmou Zé Luiz.
Ajucilene Gonçalves Mota é Agente Administrativa, natural de Ipixuna, casada, mãe de três filhos e avó de cinco netos. É formada em Administração pela Universidade IEVAL, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Gestão Pública, e possui ampla trajetória na gestão pública.
Atuou como coordenadora de Creches em Mâncio Lima, foi vice-prefeita entre 1997 e 2000 — sendo a primeira mulher eleita para o cargo por voto direto —, coordenadora do Programa Adjunto da Solidariedade, gerente do Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, articuladora institucional do Governo do Acre no município, além de secretária municipal de Saúde por sete anos. Mais recentemente, estava assumindo o cargo de assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Em sua fala, Ajucilene Gonçalves destacou a alegria de assumir o novo desafio e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na secretaria: “Hoje é um momento de alegria. Estou feliz, em paz e assumindo um novo desafio. Sei que ainda estou aprofundando o conhecimento sobre a política da assistência social, mas já percebi que a secretaria está organizada, com equipe preparada e autonomia dada pelo prefeito. Entro com muita garra, determinação e com a certeza de que podemos fazer um trabalho à altura do que a nossa população merece”, afirmou.
A nova secretária também destacou que todos os programas da assistência social são prioritários, mas ressaltou um foco especial no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
“O nosso carro-chefe será o trabalho com as mulheres, especialmente no enfrentamento ao feminicídio, garantindo acolhimento, cuidado e valorização. Vamos dar continuidade às demais políticas, mas esse será um foco central neste momento”, completou.
Após a assinatura do termo de posse, o prefeito Zé Luiz apresentou a nova gestora à equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, formada por mais de 40 profissionais multidisciplinares, reforçando o compromisso da gestão com uma assistência social forte, humanizada e integrada às demais políticas públicas do município.






