Mortes no trânsito caem no Acre, mas 119 pessoas perderam a vida nas estradas em 2025

O número de mortes no trânsito no Acre caiu em 2025, mas o saldo segue pesado. Ao longo do ano, 119 pessoas perderam a vida em acidentes, uma redução de 13,14% em comparação com 2024, quando foram registradas 137 mortes. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A maior parte das mortes atingiu homens, que somaram 99 vítimas, enquanto 20 mulheres morreram em acidentes. Em média, o estado registrou pelo menos uma morte a cada três dias.

Os números mostram crescimento gradual ao longo do ano. Em janeiro, foram 7 mortes, caindo para 6, em fevereiro e ; 6, em março. Em abril, o total subiu para 8; seguido por 9, em maio; e 10 ,em junho. O segundo semestre concentrou os piores resultados, com 12 mortes, em julho; 14, em agosto e; o pico em setembro, com 15 vítimas. Em outubro, foram 10 mortes; 13, em novembro e; 9, em dezembro.

A capital Rio Branco concentrou a maior parte das ocorrências, com 46 mortes ao longo do ano. No interior, os números também chamam atenção: Tarauacá registrou 9 vítimas, Sena Madureira e Senador Guiomard tiveram 7 mortes cada, assim como Xapuri. Porto Acre contabilizou 4 óbitos, enquanto Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus tiveram uma morte cada. Em alguns municípios, não houve registros de óbitos no período.