Chegada de onda polar provoca chuvas intensas e aumenta risco de transtornos neste domingo

O Acre deve enfrentar um período de chuvas intensas e tempo extremamente instável entre este domingo (4) e a segunda-feira (5), devido à chegada da primeira onda polar de 2026, segundo alerta divulgado pelo meteorologista Davi Friale.

De acordo com a previsão, o fenômeno não caracteriza uma friagem, mas será suficiente para provocar queda nas temperaturas, reduzindo de forma significativa o calor registrado nos últimos dias. A instabilidade deve favorecer chuvas a qualquer hora, acompanhadas de céu encoberto e clima mais ameno em grande parte do estado.

s áreas que merecem maior atenção são as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, onde o acumulado de chuvas pode superar os 80 milímetros em curto período. O volume elevado aumenta o risco de ocorrências associadas ao mau tempo.

Friale alerta para a alta probabilidade de transtornos, especialmente em áreas vulneráveis, como alagamentos de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, quedas de árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações.

A recomendação é que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre os cuidados durante o período de instabilidade, principalmente em regiões historicamente afetadas por enchentes e deslizamentos.