
Nesta quarta-feira, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 45ª Delegacia de Polícia de Colméia, deu cumprimento a mandados judiciais de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, que resultaram nas prisões de duas pessoas por tráfico de drogas e por crime ambiental. Comandada pelo delegado-chefe da 45ª DP, João Luis Jucá, a ação faz parte da Operação Narke, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A autoridade policial explica que o mandado de prisão preventiva foi cumprido em desfavor de um indivíduo de iniciais F.S.B, de 21 anos de idade. Além do mandado de prisão, o mesmo também foi preso em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas (Art. 33, lei 11.343/2006 – Lei de Drogas).
Em continuidade às ações, as equipes da 45ª DP também prenderam em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas, o indivíduo de iniciais J.A.S, de 42 anos. Na oportunidade, ele também foi capturado pela prática do crime, tipificado pelo Art. 29 da Lei 9.605/1998 – Crimes Ambientais, pois durante a realização de mandado de buscas e apreensão em seu desfavor, foram encontrados em sua posse carne de caça de diferentes espécies.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Colméia depois que investigações das equipes da 45ª DP revelaram o envolvimento dos flagrados nos crimes acima tipificados. Nos dois endereços foram localizadas porções de maconha e dinheiro de origem não comprovada que tem indícios de ter sido obtido com a venda das drogas.
A operação teve apoio operacional da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO (Palmas/TO), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil – DIP (Palmas/TO) e da 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado – 5ª DEIC (Guaraí/TO).
Após os procedimentos legais cabíveis, os presos passaram à disposição do Poder Judiciário sob custódia da Polícia Penal de Colméia. O delegado João Luis Jucá destacou que a operação é mais uma firme golpe contra à criminalidade, pois duas pessoas envolvidas com o tráfico de substâncias entorpecentes foram retiradas de circulação.
“Essa é mais uma ação muito significativa, deflagrada pela Polícia Civil, no âmbito da opração Narke. Nesse sentido, nesta quarta-feira, conseguimos trazer um pouco mais de paz, segurança e tranquilidade à população de Colméia. A Polícia Civil segue firme e atuante no combate a todo e qualquer tipo de delito em nossa cidade”, frisou o delegado.
O delegado Afonso Lyra, chefe da Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) ressaltou que essa é mais uma operação de repressão qualificada ao crime organizado, onde duas pessoas que estavam envolvidas em crimes de tráfico de drogas e crimes ambientais foram tiradas de circulação na região de Colméia.
“São ações como essa que contribuem para a manutenção da paz social e redução dos índices de criminalidade em todo o estado. Nesse sentido, destacamos a importância da operação NARKE, coordenada pelo Ministério da Justiça, que visa otimizar as ações de enfrentamento ao tráfico de drogas em todo o país e no Estado Tocantins, onde os resultados estão sendo satisfatórios com apreensão de drogas, tanto na Capital como também no interior”, disse.






