ESCAPARAM DA MORTE: no Acre, jovens são salvos pela polícia após membros do CV acusarem às vitimas de serem do Bonde dos 13

Uma ação rápida de policiais militares do 2º Batalhão evitou uma dupla execução e salvou a vida de José Werlison Dantas Andrini, de 19 anos, que foi baleado na perna e arrastado por criminosos armados junto com um adolescente de 15 anos, na tarde desta sexta-feira (17), no bairro Rosalinda, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo COPOM após denúncias de que um grupo de homens estaria levando duas pessoas para uma área de mata com a intenção de matá-las. Ao chegarem ao local indicado, os policiais flagraram o adolescente R.R.S., de 15 anos, sendo segurado por vários indivíduos. Com a chegada da viatura, os suspeitos fugiram em direção à mata, sendo possível capturar apenas um deles, identificado pelas iniciais C.A.A.S., de 17 anos.

O adolescente contou aos policiais que outra vítima — José Werlison — havia conseguido escapar, mesmo ferido por um tiro. As equipes iniciaram buscas pela região e localizaram o rapaz em uma farmácia na Avenida Principal do bairro Santo Afonso, com um disparo na coxa esquerda.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu o jovem, que foi levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável.

Conforme o relato do adolescente, ele e José haviam ido ao centro da cidade tentar vender um relógio. No retorno, enquanto estavam em um ônibus, foram interceptados por C.A.A.S. e outros homens, que os acusaram de integrar a facção criminosa Bonde dos 13 e de planejar roubos na região.

Após as acusações, o grupo — armado com facas, um facão e uma arma de fogo — retirou as vítimas do coletivo e as levou até uma área de mata, onde pretendia aplicar uma “punição”.

O adolescente apreendido alegou à polícia que agiu após receber informações da tia de que os dois jovens estariam no ônibus para cometer assaltos, negando que a intenção fosse executá-los.

Diante dos fatos, o suspeito foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi colocado à disposição da Justiça.

A Polícia Militar segue realizando buscas para localizar os demais envolvidos na tentativa de execução.