Devoto de São Francisco, prefeito de Mâncio Lima participa da abertura do Novenário na Colônia

A fé e a devoção marcaram, na noite desta quinta-feira, 25, a abertura oficial do Novenário de São Francisco de Assis, padroeiro de Mâncio Lima. Uma missa campal em frente à Igreja Matriz reuniu centenas de fiéis e devotos que todos os anos se unem para celebrar o santo conhecido como pai dos pobres e patrono da natureza.

Neste ano, o novenário traz como tema: O tema geral “Renovar a esperança, seguindo os passos de São Francisco” e “Francisco, homem de Deus, sinal de esperança para o mundo” como subtema da noite de abertura. Inspirados pelo evangelho de Mateus (5,1-12), que apresenta as bem-aventuranças como caminho de fé e recompensa no Pai, os fiéis acompanharam com atenção cada momento da celebração, que ressaltou a esperança, a fraternidade e o compromisso cristão.

Mensagem de fé, esperança e renovação

O celebrante, padre Sebastião, Pároco da paróquia, iniciou a homilia citando a Divina Comédia, de Dante Alighieri, lembrando que “no inferno não há esperança”. Em contraste, destacou que as bem-aventuranças revelam a paz e a vida eterna, convidando os fiéis a olhar para Jesus com os olhos de São Francisco para se tornarem promotores da paz e da esperança em tempos de guerras, conflitos e tantas famílias destruídas.

“São Francisco foi homem de esperança em seu tempo e continua sendo para o nosso. É um símbolo de diálogo, de união e de paz. Ele nos inspira a viver o Evangelho que não faz mal a ninguém, pelo contrário, só nos traz o bem”, destacou o sacerdote.

O prefeito Zé Luiz também participou da abertura ao lado da família e, em sua fala, reforçou sua devoção pessoal ao padroeiro:

“Desde pequeno sou devoto de São Francisco. Minha mãe me entregou a ele e é por isso que tenho essa fé. Hoje, com alegria, entregamos esta praça renovada, peço que todos cuidem do que é nosso, porque o bem público pertence à comunidade. Que este novenário seja um tempo de bênçãos, de união e de fé para Mâncio Lima”, falou o gestor.

Testemunhos de fé

Entre os devotos presentes estava dona Inês Cardoso de Souza, aposentada e moradora do Bairro São Francisco, que há décadas participa da festa vestida em homenagem ao santo. Mãe de 12 filhos, ela relatou que foi pela intercessão de São Francisco que sobreviveu a um parto complicado.

“São Francisco, para mim, é tudo. É minha vida, minha esperança e, depois de Deus, o motivo para eu estar viva. Todos os meus filhos são uma graça recebida por meio da minha fé nele. Desde as gestações, eu já entregava cada um nas mãos de São Francisco, e até hoje todos estão vivos e com saúde. Isso é uma bênção”, afirmou emocionada.

Quem foi São Francisco de Assis

São Francisco nasceu em Assis, na Itália, no final do século XII. Filho de comerciantes, renunciou à riqueza para viver na pobreza e no serviço aos pobres, tornando-se exemplo de simplicidade e amor à criação. Conhecido como arauto da paz e da esperança, fundou a Ordem dos Frades Menores e inspirou gerações pelo seu testemunho radical do Evangelho.

Muitos milagres são atribuídos à sua intercessão, incluindo curas, conversões e fenômenos místicos como os estigmas — marcas da paixão de Cristo impressas em seu corpo. Por sua vida e obra, é reconhecido como padroeiro da ecologia e modelo universal de fraternidade.

A cerimônia de abertura encerrou com os hinos Nacional, Municipal e a oração de São Francisco de Assis ao som da banda de música do CEFRON Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva, que emocionou os presentes.

O novenário segue até o dia 4 de outubro, data da grande festa do padroeiro, com procissão, celebrações e o show nacional da cantora católica Aline Brasil, no Bairro São Francisco. Considerada uma das maiores manifestações religiosas do município, a festa é expressão da fé, da tradição e da devoção do povo de Mâncio Lima.

Por Assessoria de Comunicação Social