
Na manhã deste domingo, 24, começou a circular em grupos de Whatsapp imagens de uma onça vermelha, encontrada morta na comunidade Socó, às margens do Rio Môa, em Mâncio Lima,
O animal apareceu na comunidade e deve ter sido abatido por algum morador, temendo pela integridade das pessoas e dos animais do local.
Na Comunidade Socó moram mais de 100 pessoas, sendo a comunidade ribeirinha mais próximo do centro de Mâncio Lima.
Nas últimas semanas alguns ataques de onça contra bezerros foram relatados por fazendeiros em fazendas na divisa dos municípios de Mâncio Lima com Rodrigues Alves.
No mês passado rastros de onça foram vistos em áreas de terra no bairro Guarani, deixando moradores em alerta.
A onça-vermelha, também conhecida como onça-parda ou suçuarana (Puma concolor), é encontrada no Acre. Várias aparições e registros do animal foram documentados no estado, incluindo avistamentos em áreas de mata e sua presença em unidades de conservação. Essa espécie, embora não esteja na lista de espécies ameaçadas de extinção, tem sua população em declínio devido à perda de habitat.
Onde são encontradas
Unidades de Conservação:
A onça-parda foi flagrada em unidades de conservação como a ESEC Rio Acre, onde a logística de acesso é complexa.
A principal ameaça para o declínio de sua população é a fragmentação e a perda do habitat natural, resultado da expansão agropecuária, da mineração e da exploração madeireira.
Caça:
Embora não seja uma das causas principais da extinção, a caça por algumas pessoas que não sabem da importância do animal na dispersão de sementes também impacta a população.
Curiosidades sobre a onça-vermelha
Dispersão de sementes:
As onças vermelhas desempenham um papel crucial na floresta ao espalhar sementes grudadas no seu pelo.